17 de agosto de 2015
Textual description of firstImageUrl

Vitória - a capital do Espírito Santo

Post atualizado em 21 de agosto de 2017
Vitória - Espírito Santo

Vitória - a capital do Espírito Santo

Por Daniela Almeida
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES POR E-MAIL

Você sabia que Vitória é uma ilha? Pois é, a gente não sabia.... Essa e outras informações nós obtivemos quando visitamos a capital do Espírito Santo em 22 de abril de 2015.

De acordo com informações do Governo do Espírito Santo, Vitória é formada por 33 ilhas e uma porção continental, totalizando 93,38 quilômetros quadrados. E para interligar o arquipélago ao continente, a cidade possui sete pontes, sendo a mais famosa delas a Terceira Ponte (leia mais abaixo sobre ela).

História de Vitória

Depois que o português Vasco Fernandes Cutinho e sua comitiva chegaram a Vila Velha para tomar posse das terras doadas pelo rei de Portugal, Dom João II, eles enfrentaram diversos ataques indígenas e de estrangeiros. Para garantir a segurança, contornaram a ilha e chegaram a Santo Antonio. Apesar disso, as batalhas continuaram e, após vencer uma luta muito difícil contra os Goitacazes, os portugueses chamaram o lugar de Ilha de Vitória. A cidade também é conhecida como Ilha do Mel, por suas belezas naturais.

Mas você sabe porque os espirito-santenses são conhecidos como capixabas? Porque, na língua indígena, capixaba quer dizer roça e haviam várias delas espalhadas em meio as áreas urbanas da ilha. Daí, quem nascia por estas terras também ganhava este nome. 

A cidade de Vitória passou a ser a capital do Espírito Santo em 1550, que até então era Vila Velha. Ela é uma das três capitais mais antigas do Brasil, atrás de Recife e Salvador.

O que fazer ou conhecer em Vitória

Durante nosso passeio até Vitória, tivemos a oportunidade de visitar alguns pontos turísticos. Tem muito mais para se conhecer, mas, como também estivemos em Vila Velha no mesmo dia, fizemos um city tour mais reduzido.

Entre os lugares que conhecemos, estão (os links em vermelho são os locais que iremos detalhar em  outros posts):
- Centro Histórico (Palácio Anchieta, Catedral Metropolitana, Teatro Carlos Gomes, igrejas, Convento de São Francisco);
- Terceira Ponte;
- Parque da Cebola;
- Associação das Paneleiras de Goiabeiras;
- Praia de Camburi
- Ilhas do Frade

                        

  • Centro Histórico

Nós não entramos nos monumentos, como disse, por falta de tempo, mas foi possível apreciar a arquitetura externa do Palácio Anchieta (atual sede do Governo do Estado), da Catedral Metropolitana (ela estava fechada para reforma), de algumas igrejas, do convento de São Francisco e do teatro Carlos Gomes.

Palácio Anchieta - Vitória - Espírito Santo
Mapa do Centro Histórico de Vitória (disponível na placa em frente ao Palácio Anchieta)

- O Palácio Anchieta é o mais importantes destes monumentos, pois foi construído, segundo dados históricos, em cima das ruínas edificadas pelos jesuítas, nos primeiros anos de fundação da cidade. Fica em frente ao Porto de Vitória (tem uma visão maravilhosa do lugar) e abriga a sede do governo desde o século 18, uma das mais antigas sedes governamentais do Brasil.

Palácio Anchieta - Vitória - Espírito Santo
Palácio Anchieta - Vitória - Espírito Santo

Palácio Anchieta - Vitória - Espírito Santo
Palácio Anchieta - Vitória - Espírito Santo


Em 1551, ano da fixação dos jesuítas no estado, o lugar abrigava o Colégio Jesuíta, que foi fundado pelos irmãos padre Afonso Brás (fundador da obra jesuítica no Espírito Santo) e Simão Gonçalves. Também já foi escola de alfabetização e centro de estudos de filosofia e teologia. 

O conjunto arquitetônico, onde o Palácio faz parte, ainda abrigava a igreja de São Thiago. Dizem que, durante as reformas, vários corpos foram encontrados enterrados no lugar.

É também no Palácio que está o túmulo simbólico do Padre José de Anchieta (enterrado no então altar-mor, em 1597). Na época, Anchieta percorria a pé cerca de 100 quilômetros entre a Vila de Rerigitiba (hoje cidade de Anchieta) até a Vila de Nossa Senhora da Vitória, atual Vitória. Tem até uma caminhada anual chamada Os Passos de Anchieta, que relembra esse trajeto. Veja mais detalhes sobre o passeio "Os Passos de Anchieta" neste post.

Funciona: quarta a sábado - das 10 às 17 horas | domingo - das 10 às 15 horas
Endereço: Praça João Clímaco, s/n, Cidade Alta - Centro - Vitória. 
Telefone: +55 27 3636-1210
Valor: Gratuito


Porto de Vitória - Espírito Santo
Porto de Vitória - vista do Palácio Anchieta

- A Catedral Metropolitana estava fechada para reforma quando visitamos Vitória, mas, mesmo assim, a sua arquitetura neogótica impressiona. É muito linda.

Segundo dados históricos, a catedral demorou 50 anos para ser construída - sendo inaugurada nos anos 70 - e está fixada no mesmo lugar da antiga igreja Nossa Senhora da Vitória.

Catedral Metropolitana de Vitória - Espírito Santo
Catedral Metropolitana de Vitória - Espírito Santo


Endereço: Praça Dom Luiz Scortegagna, s/n - Centro - Vitória
Telefone: +55 27 3223-6711

- Inaugurado em 1927, o Teatro Carlos Gomes é outro importante monumento de Vitória, abrigando diversas apresentações culturais. 

Ficamos sabendo que o teatro está em cima de uma área aterrada sobre o mar. E que no mesmo lugar, até 1924, funcionava o Teatro Melpômene, primeiro e único teatro da cidade, que foi destruído em um incêndio neste mesmo ano.

Endereço: Praça Costa Pereira - centro, das 8 às 17 horas
Telefone: +55 27 3132-8396

Teatro Carlos Gomes - Vitória - Espírito Santo
Teatro Carlos Gomes - Vitória - Espírito Santo


- Outro lugar que conhecemos - por fora, infelizmente - foi o Convento Nossa Senhora do Monte do Carmo. Fundado em 1682 pelos carmelitas, o convento era um dos três exemplares arquitetônicos construídos neste local - Convento, igreja e capela da Ordem Terceira (esta foi demolida em 1913). Em 1910, o convento passou por uma ampla reforma.

Endereço: Rua Coronel Monjardim  - centro - Vitória

Convento Nossa Senhora do Monte do Carmo - Vitória - Espírito Santo
Convento Nossa Senhora do Monte do Carmo - Vitória - Espírito Santo


- O Convento São Francisco foi o primeiro convento franciscano da região sul do Brasil colônia, sendo erguido no final do século XVI pelo filho de Vasco Coutinho (dono das terras que deram origem ao estado), Vasco Fernandes Coutinho Filho.

A edificação já abrigou diversas atividades, como colégio, enfermaria, orfanato e até rádio. O espaço onde abrigou o convento foi tombado pelo Conselho Estadual de Cultura, em 1984. 

Endereço: Rua Abílio dos Santos, 47 - centro - Vitória.

Convento de São Francisco - Vitória - Espírito Santo
Convento de São Francisco - Vitória - Espírito Santo

  • Terceira Ponte

A Terceira Ponte - cujo nome oficial é Deputado Darcy Castello de Mendonça - é a maior do estado e uma mas maiores do Brasil, com 3,3 quilômetros de extensão. Ela foi inaugurada em 1989 e é a principal ligação entre a capital e a cidade de Vila Velha. Passamos sobre ela por duas vezes neste dia de passeio!!!

Ela recebeu este nome porque foi a terceira a ser construída na capital. A primeira foi feita em 1928, chamada Florentino Avidos (conhecida como Cinco Pontes). A segunda, erguida em 1979, é a Segunda Ponte, mas com nome oficial de Ponte do Príncipe.

Terceira Ponte de Vitória - Espírito Santo
Terceira Ponte de Vitória - Espírito Santo

  • Praias de Camburi e Ilha do Frade

Além dos monumentos históricos e culturais, nós também tivemos um tempinho para passar na praia de Camburi e na Ilha do Frade. 

A Praia de Camburi tem seis quilômetros de extensão e é a única que fica no continente, compreendendo os bairros Jardim Cambui, Mapa da Praia e Jardim da Penha.

Praia de Camburi - Vitória - Espírito Santo
Praia de Camburi - Vitória - Espírito Santo

Aos domingos e feriados, as ruas próximas à praia são fechadas para prática de esporte e rua de lazer (assim como acontece no Rio de Janeiro). 

A Ilha do Frade está cercada por casas de luxo e tem a menor praia de Vitória, frequentada pelos moradores.

Ilha do Frade - Vitória - Espírito Santo
Ilha do Frade - Vitória - Espírito Santo

_________________________________________________________________________________
Onde ficar no Vitória? Hotéis em Vitória. Faça sua reserva aqui  No Booking, você sempre encontra os melhores hotéis com os melhores preços.



parceiro
O D&D Mundo Afora conheceu Vitória através da parceria com a Deni Táxi, que não nos cobrou o transfer até o local. Apesar disso, as informações, opiniões e avaliações aqui relatadas são inteiramente pessoais e refletem as reais experiências vivenciadas pelas integrantes do blog, sejam elas positivas ou negativas.

Para quem quiser contratar a Deni Táxi:
Deni Táxi Espírito Santo












Nenhum comentário:
Postar um comentário

VAI VIAJAR? Confira os serviços que vão facilitar sua viagem
Reserve seu hotel em todo o mundo no BOOKING.COM ou no HOTEIS.COM
Compre suas passagens na DECOLAR, LATAM, AZUL, EMIRATES ou na KLM
Compre suas passagens de trem para toda a Europa com a RAILEUROPE
Compre seus pacotes de viagem na CVC 
Troque sua moeda estrangeira na COTAÇÃO
Compre ingressos sem filas para atrações em todo o mundo na TicketBar
Faça seu seguro viagem com a SEGUROS PROMO
Alugue um carro na RENTALCARS
Compre seu chip de celular e internet com a EASYSIM4U
Reserve passeios em Buenos Aires com a BSAS4U
Compre passeios, tours e transfer na Serra Gaúcha com a BELA VIAGEM
Compre passeios, transfer, ingressos e gastronomia em vários destinos do Brasil com a TOURON
Topo da página