11 de maio de 2015
Textual description of firstImageUrl

O que fazer em Olinda em 1 dia (PE)

Post atualizado em 11 de maio de 2018
O que fazer em Olinda em 1 dia (PE)

O que fazer em Olinda em 1 dia (PE) - Patrimônio Histórico da Humanidade

Por Daniela Almeida

Nossa passagem por Olinda, em Pernambuco, foi muito rápida, mas também muito bacana. O passeio foi realizado no mesmo dia em que conhecemos Recife, no dia 24 de janeiro. Contratamos a operadora de turismo AM Turismo, quando estávamos na vila de Porto de Galinhas, a R$ 45 por pessoa.

Receba nossas atualizações

(Não se esqueça que é preciso confirmar a inscrição para receber nossos e-mails)

Aproveite para ler também:


Olinda fica a 6 quilômetros de Recife, a capital do frevo. Nossa primeira parada foi feita no restaurante Sítio das Artes, indicado pelo guia para podermos almoçar. Nosso almoço (por quilo) - para 3 pessoas - com um refrigerante e um suco - ficou por R$ 65.

O que fazer em Olinda em 1 dia (PE)
O que fazer em Olinda em 1 dia (PE)

Em seguida fomos conhecer alguns pontos turísticos da cidade.


Olinda - Patrimônio da Humanidade

Antes de mais nada, é importante contar que Olinda é a mais antiga dentre as cidades brasileiras declaradas Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Unesco. Foi o segundo centro histórico do Brasil a receber este título, em 1982, após Ouro Preto. Também foi eleita a primeira Capital Brasileira da Cultura.

Segundo o nosso guia, o nome Olinda vem da expressão "Oh, linda situação para se construir uma vila", dita pelo português Duarte Coelho, donatário da Capitania de Pernambuco, quando chegou ao local.

As melhores hospedagens com os menores preços

Procurando por hotéis, hostels, pousadas ou resorts? Faça sua pesquisa no Booking e no Hotéis.com. Nos dois buscadores, você encontra as melhores opções, com os menores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.

O que fazer em Olinda em 1 dia

O primeiro local que visitamos em Olinda foi o Observatório Astronômico do Alto da Sé, um dos mais antigos do Brasil. Não entramos nele, mas possui três pisos temáticos (Lua, Marte e Cosmo), espaço para exposições e um telescópio. O Observatório foi construído em 1880.

O que fazer em Olinda em 1 dia (PE)
O que fazer em Olinda em 1 dia (PE) - Na Praça onde está localizado o Observatório
O que fazer em Olinda em 1 dia (PE) - Observatório Astronômico do Alto da Sé
O que fazer em Olinda em 1 dia (PE) - Observatório Astronômico do Alto da Sé


Durante o passeio, ainda passamos por galerias e mercados, onde é possível comprar artesanato local, roupas, redes e diversos tipos de lembrancinhas. Também tivemos a oportunidade de assistir à uma apresentação de frevo em um destes locais.

O que fazer em Olinda em 1 dia (PE)
O que fazer em Olinda em 1 dia (PE)


Depois, fomos até a Catedral da Sé, erguida em 1540. A igreja abriga, entre outras coisas, o túmulo do ex-arcebispo de Olinda Dom Helder Câmara, belíssimos azulejos portugueses e altares ricamente construídos. No terraço que fica ao fundo da sacristia, é possível ter uma das vistas mais bonitas de Olinda e da orla de Recife.

Seguro Viagem com 10% de desconto 

Vai viajar? Não importa se vai ficar no Brasil ou vai para o exterior. O Seguro Viagem é um item muito importante e até obrigatório, no caso da viagem ser para Europa. Faça sua cotação e escolha a seguradora que melhor se adéqua ao seu perfil. Na Seguros Promo, leitor do D&D tem 10% de desconto: 5% na contratação com o cupom DEDMUNDOAFORA5 + 5% pagando no boleto. Se preferir, ainda pode pagar em até 12x no cartão de crédito.

O que fazer em Olinda em 1 dia (PE) - Catedral da Sé
O que fazer em Olinda em 1 dia (PE) - Catedral da Sé

Olinda (Pernambuco) - Patrimônio Histórico da Humanidade
Foto tirada da Catedral da Sé. Dá para ver o centro de Olinda e as praias de Recife, ao fundo.


Pelas ruas de Olinda, ainda encontramos a casa do cantor Alceu Valença.

Casa de Alceu valença em Olinda Pernambuco
O que fazer em Olinda em 1 dia (PE) - Casa de Alceu Valença


Também fomos à Igreja e o Mosteiro de São Bento, legítimos representantes da arquitetura barroca. Não podemos entrar porque estavam ornamentando a igreja para um casamento, mas é um lugar muito bonito. A igreja é considerada a mais rica de Olinda. O altar, com 14 metros de altura, é todo folheado a ouro.

Alugue um carro e tenha liberdade 

Para ter liberdade nas viagens tanto no Brasil quanto no exterior, contar com um carro à disposição pode ajudar muito, principalmente se estiver viajando com idosos ou crianças. Na RentCars, você pode alugar um carro nas melhores locadoras do mundo, pagar em Real e ainda parcelar em até 12x sem juros no cartão.

Igreja e o Mosteiro de São Bento - Olinda Pernambuco
O que fazer em Olinda em 1 dia (PE) - Mosteiro de São Bento



Acompanhe todos as matérias sobre nossa viagem ao nordeste:


_________________________________________________________________________________
Buscando hotéis em Olinda, em Pernambuco? Hotéis em OLINDA. Faça sua reserva aqui. No Booking, você sempre encontra os melhores hotéis com os melhores preços.


6 comentários:
  1. Olinda é uma de nossas cidades preferidas do Nordeste. As casinhas, as ruas, tudo é muito lindo. Só acho difícil encontrar hotéis baratos em Olinda, tem alguma dica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. É uma cidade, realmente, muito linda. Foi uma pena termos ficado lá por tão pouco tempo.
      Quanto aos preços de hotéis, não ficamos hospedadas em Olinda e sim em Porto de Galinhas, mas sempre pesquisamos nossas hospedagem no Booking e conseguimos sempre preços bons. Dá uma olhadinha neste link abaixo, pois tem várias opções bacanas para escolher.
      UM abraço!!!!

      http://www.booking.com/searchresults.pt-br.html?src=index&nflt=&ss_raw=Olinda&error_url=http%3A%2F%2Fwww.booking.com%2Findex.pt-br.html%3Faid%3D807798%3Blabel%3Dbanner-200x200-minimal-click%3Bsid%3D1af061f49ed7335beb0af3ad232306fc%3Bdcid%3D4%3Bbb_ltbi%3D0%3Bsb_price_type%3Dtotal%26%3B&aid=807798&dcid=4&label=banner-200x200-minimal-click&sid=1af061f49ed7335beb0af3ad232306fc&si=ai%2Cco%2Cci%2Cre%2Cdi&ss=Olinda%2C+Pernambuco%2C+Brasil&idf=on&no_rooms=1&group_adults=2&group_children=0&dest_type=city&dest_id=-657942&ac_pageview_id=558176f102110204&ac_position=0&ac_langcode=xb&ac_suggestion_list_length=5&place_types=

      Excluir
  2. Amei Olinda! Essa é uma das cidades mais lindas que já vi! Escrevi sobre ela em https://melevaembora.wordpress.com/2016/05/13/olinda/ deem uma passada lá e me digam o que acharam! :) Sobre hotel, sugiro ficar em Recife, pois fica a menos de meia hora e são muitas as opções.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi.. que bacana!!!!é um lugar bacana mesmo!!

      Excluir
  3. Eu,mesmo morando aqui desde os 4 anos, só estive no Mosteiro de São Bento algumas poucas vezes. Meus pais são católicos e por algum tempo, iam a missas lá e se não me falha a memória, elas era em manhãs de domingo.
    Em 2015, logo depois do Carnaval foi fotografar, já com a intenção de documentar mesmo e vi o altar com detalhes. Me lembrei de uma história de que ele, sob protestos de muita gente foi "desmontado" (não faço ideia de como fizeram isso) e iria ser levado pra uma exposição sobre o Brasil em Nova York (Museu Guggenheim) Mas aconteceu o 11 de setembro e ele acabou indo alguns meses depois.
    Outro dia, já nesse ano de 2017, fomos fotografar na sede da Pitombeira dos Quatro Cantos e vimos, na frente de onde estacionamos, uma casa simples, mas cheia de placas. Pois foi lá que começou uma Escola de Agronomia (ou algo bem correlato, que agora me foge à memória) que deu origem a UFRPE. Depois fui ver no site da Universidade e consta mesmo essa informação lá.
    Ou seja, mesmo tão maltratada, tão deixada de lado por prefeituras e secretarias municipais, essa cidade tem cada surpresa que se você for ver, acha o que nunca tinha pensado que existia.
    Abraço e tudo de bom pro seu trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leonardo, que história bacana. POis é. Não tivemos tempo oportunidade para entrar na igreja e conhecer melhor o Mosteiro, mas fica para uma próxima. É bom saber que as cidades ainda guardam muitas histórias bacanas para a gente poder ir várias vezes para desbravara. Sempre um cantinho novo e uma nova surpresa....

      Excluir

VAI VIAJAR? Confira os serviços que vão facilitar sua viagem
➤ Reserve seu hotel em todo o mundo no BOOKING.COM ou no HOTEIS.COM
➤ Compre suas passagens na DECOLAR, LATAM, EMIRATES ou na KLM
➤ Compre suas passagens de trem para toda a Europa com a RAILEUROPE
➤ Compre seus pacotes de viagem na DECOLAR ou na CVC 
➤ Troque sua moeda estrangeira na COTAÇÃO
➤ Compre ingressos sem filas para atrações em todo o mundo na TicketBar e na Tiqets
➤ Faça seu seguro viagem com a SEGUROS PROMO
➤ Compre seu chip de celular e internet com a EASYSIM4U
Topo da página