5 de maio de 2017
Textual description of firstImageUrl

Diário de Bordo - Salvador e Praia do Forte (Bahia)

Por Daniela Almeida

Sorria! Você está na Bahia!!!!! E não é que a três meninas aqui do D&D Mundo Afora desembarcaram no estado mais alegre do Brasil. Desta vez, nosso destino foi a Bahia!!! Aproveitamos um feriado básico para conhecer a capital Salvador e algumas praias próximas, como Stella Maris, Flamengo, Praia do Forte e Guarajuba. Tudo isso em cinco dias.

Aeroporto de Salvador, Bahia

Então, aperte o cinto e viaje com a gente neste Diário de Bordo, que é o primeiro desta nova série do D&D Mundo Afora.
1º dia - 13 de abril de 2017 - Chegada a Salvador
Como sempre, nossa viagem começou cedo. "Beeemm" cedo. Às 3:30 da manhã, seguimos rumo ao aeroporto de Confins, em Belo Horizonte. Nosso voo para a capital baiana estava marcado para às 7:30 e teve duração de uma hora e trinta minutos.

Diário de Bordo - Aterrizando em Salvador, Bahia

Assim que desembarcamos no aeroporto internacional Deputado Luis Eduardo Magalhães, fomos muito bem recepcionadas pela equipe da Luck Turismo, que foi nossa grande parceira nesta viagem. Parabéns para toda a equipe, a começar pelo Uallas do Vale, da Central de Relacionamento, que fez de tudo para que tivéssemos um ótimo atendimento em terras baianas. E ainda teve o guia "estourado" Cleber, que nos acompanhou nos dois passeios que fizemos (Praia do Forte e city tour pela cidade de Salvador). Ele fez a diferença na viagem.

Diário de bordo - Salvador, Bahia

Salvador - Bahia

Do aeroporto, seguimos até o Gran Hotel Stella Maris Resort, que fica na Praia Stella Maris, distante apenas sete quilômetros. Como chegamos cedo, ficamos aguardando até por volta do meio-dia para que o quarto estivesse disponível.

Gran Hotel Stella Maris Resort, Salvador - Bahia
Diário de Bordo - Gran Hotel Stella Maris Resort, Salvador - Bahia

E aqui aproveitamos para também agradecer ao pessoal do Stella Maris (Rede Sol Express). Fomos recebidas com uma sacolinha superbacana com alguns brindes e, quando estávamos no quarto, fomos surpreendidas com frutas de boas-vindas. Nem preciso dizer que amamos e que mamis ficou encantada com o mimo.

Ah, também ganhamos vales-drinques para que pudéssemos utilizar nos bares e restaurantes do hotel. Foi bem bacana.

Gran Hotel Stella Maris Resort, Salvador - Bahia
Diário de Bordo - Gran Hotel Stella Maris Resort, Salvador - Bahia

Ficamos em um quarto luxo, no quinto andar (o último andar) de frente para a piscina e para o mar. E que mar!!!!! Maravilhoso: água azul e quentinha. E como estava fazendo um sol espetacular, passamos o dia todo na piscina e encerramos o dia com uma pizza deliciosa no restaurante Palmares, dentro do hotel.

Diário de Bordo - Salvador e Praia do Forte (Bahia) - Gran Hotel Stella Maris Resort

2º dia - 14 de abril de 2017 - Dia de Shopping
O feriado da Sexta-feira Santa começou sob forte chuva, que se estendeu durante todo o dia. Então, infelizmente não tivemos a oportunidade de curtir uma praia ou piscina.

Logo cedo, aproveitamos para ir até o mercado (bem pertinho do hotel) para comprar algumas coisinhas básicas para passarmos estes dias, como água (galão de 10 litros: R$ 12,58), pão de forma, frios e suco. É preciso economizar, né! No hotel, por exemplo, a garrafa de água mineral de 500 ml estava custando R$ 5.

Depois das comprinhas, que ainda incluiu um bolo delicioso de chocolate e um ovo de Páscoa de colher (bom também), e sem ter muito o que fazer, já que o hotel fica afastado do centro de Salvador (cerca de 25 quilômetros), resolvemos ir ao shopping Salvador Norte (que fica a 5 km de distância). Por ser feriado, apenas algumas lojas, a praça de alimentação e o cinema estavam abertos. Nós fomos assistir a Bela e a Fera em 3D e aproveitamos para almoçar por lá. Fechamos o dia, comendo no quarto mesmo.

Diário de Bordo - Salvador, Bahia

3º dia - 15 de abril de 2017 - praias do Forte e Guarajuba, Projeto Tamar, Forte de Itapuã e Mercado Modelo
Nosso dia começou cedo. Depois de um farto café da manhã, seguimos com a Luck Receptivo até à Praia do Forte (que fica na Mata de São João, a 80 quilômetros de distância). Ah, neste tour, contamos com a maravilhosa companhia da Diana, do blog Histórias da Di.

Castelo de Garcia d'Ávila, na Praia do Forte, Bahia
 Diário de Bordo - Praia do Forte, Bahia

Nossa primeira parada foi nas ruínas do castelo de Garcia d'Ávila, na Praia do Forte. O lugar é muito bacana e, apesar de não fazer parte do tour normal, foi incluído no nosso passeio privado. E vale muito a pena conhecer.

Diário de Bordo - Castelo de Garcia d'Ávila, na Praia do Forte, Bahia

Do Castelo, fomos para o Projeto Tamar, que é muito bacana. O local abriga vários exemplares de quatro das cinco espécies de tartarugas marinhas encontradas no Brasil. Lá são feitos diversos trabalhos para proteção e reprodução dessas espécies. E além de tartarugas, tem tubarão e outros peixes distribuídos nos tanques.

Projeto Tamar, Praia do Forte, Bahia
Diário de Bordo - Projeto Tamar, Praia do Forte, Bahia

Foi uma pena não termos presenciado o nascimento das tartaruguinhas. Algumas delas tinham nascido na quinta-feira (e nós fomos no sábado kkk) e outras estavam previstas para nascer na semana após a nossa partida. Fica para a próxima!!!

Depois do Tamar e de ter comprados (para variar) uma caneca e um imã de geladeira, fomos andar pelo centrinho, que é repleto de lojas de artesanato, lembrancinhas, roupas e muitas baianas vendendo o tradicional acarajé da Bahia.

Praia do Forte, Bahia
Diário de Bordo - Praia do Forte, Bahia

Nossa amiga Diana ainda aproveitou para aproveitar o mar, poucos minutos antes de começar a chover. Nós não tivemos essa oportunidade porque - para variar - mamis queria entrar nas lojinhas para comprar lembrancinhas para a família kkk.

Da Praia do Forte, fomos para a Praia de Guarajuba, distante cerca de 17 quilômetros, onde almoçamos no restaurante Carlinhos, em frente à praia. Apesar do lugar lindo e da água estar quentinha, não tivemos tempo de tomar um banho de mar. Por quê? Porque, mais uma vez, choveuuuuuu!!!! Só deu tempo de molhar o pé e tirar algumas fotos.

Praia de Guarajuba, Bahia
Diário de Bordo - Praia de Guarajuba, Bahia

De Guarajuba, fizemos uma rápida paradinha no Farol de Itapuã, com direito a foto com Vinícius de Morais, e ficamos um pouco no Mercado Modelo, localizado na cidade baixa de Salvador, para mamis, mais uma vez, fazer comprinhas. Essa gosta de comprar, viu!!! Nós aproveitamos para registrar um pouco das atrações ao redor do mercado, mas como já estava escurecendo, achamos meio perigoso, pois em frente havia vários mendigos e pessoas, praticamente, obrigando os turistas a comprarem fitinhas, correntes e outros produtos. É preciso tomar cuidado.

Diário de Bordo - Salvador, Bahia

Nós voltamos para o hotel de Uber, por volta das 18 horas e deu R$ 47,04 (distância de aproximadamente 31 quilômetros). Nossa noite fechou, novamente, com uma pizza no hotel.

Gran Hotel Stella Maris Resort, salvador, Bahia

4º dia - 16 de abril de 2017 - Praias Stella Maris e do Flamengo
O dia de hoje foi reservado para curtir uma praia. E, graças a Deus, o dia amanheceu ensolarado e muito quente. Foi um dia "estourado*", como dizia nosso guia Cleber. *Estourado: muito bom, fenomenal, maravilhoso e adjetivos afins!!!

Por isso, nós dividimos o dia em duas partes para não perder nada: de manhã, curtimos a praia em frente ao hotel (Setlla Maris) e um pouco da Praia do Flamengo.

Praia Stella Maris, Salvador, Bahia
Diário de Bordo - Praia Stella Maris, Salvador, Bahia

Almoçamos uma deliciosa moqueca de peixe na Barraca do Loro, que fica bem na divisa das duas praias. O lugar é muito bacana, bem decorado, tem ótimo atendimento e uma comida deliciosa.

Barraca do Loro - Praia Stella Maris, Salvador, Bahia

Além da moqueca, de uma porção de batata frita e de uma jarra de suco, pedimos ainda um brownie de chocolate com castanha do Pará e sorvete de creme e um petit de goiabada com sorvete de flocos. E tudo ficou em R$ 167,70

Depois do almoço, fomos para o hotel e terminamos o dia aproveitando aquela piscina maravilhosa com água morninha. Será que podemos voltar para lá??? Nosso jantar desse dia foi o lanche que compramos no mercado.

Gran Hotel Stella Maris, Salvador, Bahia
Diário de Bordo - Gran Hotel Stella Maris Resort, Salvador, Bahia

5º dia - 17 de abril de 2017 - City Tour em Salvador
Nosso último dia em Salvador foi aproveitado ao máximo até o último segundo kk. Pela manhã, depois do café, curtimos a praia e a piscina no hotel. Deu tempo? Deu! Uma horinha na praia e outra horinha na piscina.

Praia Stella Maris, Salvador, Bahia
Diário de Bordo - Praia Stella Maris, Salvador, Bahia

Grand Hotel Stella Maris Resort, Salvador, Bahia
Diário de bordo - Gran Hotel Stella Maris Resort, Salvador, Bahia

Depois, por volta das 11 horas da amanhã e após o check out, "com mala e cuia", fomos acompanhadas pelo guia Cleber, durante um city tour exclusivo pelos principais pontos turísticos da capital baiana. Na verdade, nós fizemos dois passeios em uma tarde (city tour panorâmico e city tour Brasil 500 anos) e deu para ver muitas coisas, que vamos contar aqui no blog, nas próximas semanas.

Durante aproximadamente sete horas de passeio, conseguimos conhecer o Farol da Barra, a igreja do Bonfim, o Forte de Monte Serrat, o Dique do Tororó, a igreja de São Francisco, a Fundação Casa Jorge Amado, o Pelourinho, o Elevador Lacerda, o Mercado Modelo, a Lagoa do Abaeté, o Monumento da Cruz Caída, a Praça da Sé, o Monumento ao Povo da Bahia (em frente ao Mercado Modelo), o espaço Mário Cravos, e a Sorveteria do Ribeira (que vende sorvetes artesanais desde 1931 e já é um ponto turístico na cidade).

Diário de Bordo - Salvador, Bahia

Além destas atrações, também passamos em frente à diversas outras, como igrejas, museus e algumas lojinhas (porque mamis não resistiria, é claro). Mas por ser uma segunda-feira, muitos atrativos estavam fechados. E também pela falta de tempo.

E o nosso tour ainda foi fechado com chave de ouro, com direito a Danubia e o guia Cleber, dançando uma música de Luan Santana tocada no estilo arrocha em frente a um iluminado Elevador Lacerda. Pode ficar tranquilo, Cleber, não vamos divulgar esse vídeo para preservar sua integridade física kkkk.

Elevador Lacerda, Salvador, Bahia

Depois desse show à parte, pegamos, como dizia o Cleber, nossa limousine particular (ops, nossa van, kk) e seguimos para o aeroporto.

Luck Receptivo - Salvador, Bahia
 Diário de Bordo - Luck Turismo

Nosso voo estava marcado para às 22:35, horário exato que o avião saiu. Sem atrasos (tanto na ida quanto na volta. Ponto para a Gol).

Diário de Bordo - Salvador, Bahia

Chegamos em casa quase às 3 horas da manhã, do dia 18 de abril, "mortas com farofa", mas felizes pela oportunidade de conhecermos esse estado tão bacana do nosso amado Brasil.

Veja o que já publicamos sobre a Bahia

_________________________________________________________________________________
Buscando hotéis em Salvador, na Bahia? Hotéis em Salvador. Faça sua reserva aqui. No Booking, você sempre encontra os melhores hotéis com os melhores preços.