17 de maio de 2017
Textual description of firstImageUrl

Deserto de Ossos - Chris Bohjalian - Dica de livro

Deserto de Ossos - Chris Bohjalian - Dica de livro


Deserto de Ossos - Chris Bohjalian - Dica de livro

Por Daniela Almeida

Para quem gosta de história, a dica de livro de hoje é uma verdadeira aula. Deserto de Ossos retrata um dos maiores genocídios praticados pelos turcos na Síria contra os armênios, durante a Primeira Guerra Mundial

Talvez por retratar uma história real, o livro é, simplesmente, muito bom. Sua leitura causa diversas sensações no leitor: revolta, indignação, emoção, tristeza, compaixão, curiosidade ... 

É triste ver como o ser humano pode ser tão cruel com seus semelhantes por questões religiosas e políticas. Também é revoltante saber que coisas tão cruéis ainda acontecem todos os dias, mas nem sempre são noticiadas pelos telejornais. 

A história - A história de Deserto de Ossos é contada pela neta do casal que testemunhou in loco as atrocidades praticadas, durante a Primeira Guerra: Armem Petrosian era um engenheiro armênio, que trabalhava na construção de uma ferrovia e tinha sede de vingança por conta da suposta morte de sua esposa e filha. Elizabeth Endicott, uma jovem rica americana que foi com seu pai para Síria como voluntária em nome da Associação Amigos da Armênia. 

Os dois se encontram na cidade de Alepo, na Síria, e, em meio a um cenário catastrófico (fome, violências, mortes e abandono), se apaixonam. Por conta das circunstâncias, eles se separam. Ele se alista no exército britânico e vai para o Egito, enquanto ela permanece em Alepo. 

Durante um período, eles se comunicam apenas por cartas até poderem se reencontrar e viver juntos. E é baseada nestas cartas, em um diário e em documentos de propriedade dos Amigos da Armênia, que a neta Laura reconta essa história de horror e sofrimento, mas também de amor, já que os dois constroem uma linda família.

Eu gostei muito livro e do modo como o autor vai fazendo a narrativa. Ele mistura fatos do passado, vivenciados pelos avós, e do presente, vividos pela neta Laura. 

Sem contar que é uma temática que me chama a atenção. Milhões de pessoas morreram neste massacre da Síria e, por muitos anos, pouco se falou a respeito. 

Vale a pena ler!!! 

Ficha Técnica do livro:
Deserto de Ossos
Editora: Companhia Editora Nacional
Autor: Chris Bohjalian
Ano: 2015
Número de Páginas: 344

Nenhum comentário:
Postar um comentário

Topo da página