6 de março de 2017
Textual description of firstImageUrl

Praia da Pipa, RN - o que fazer

Melhor-Praia-de-Pipa-RN


Praia da Pipa, RN - o que fazer 

Por Daniela Almeida

Localizada a 84 quilômetros de Natal, no Rio Grande do Norte, a Praia da Pipa (no município de Tibau do Sul) é uma das mais famosas do nordeste brasileiro. De Natal até lá, dá uma hora e 30 minutos, percorrendo a Rodovia 101, a conhecida rodovia que liga os dois "Rios Grandes": Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul.

O nome de Pipa surgiu devido à uma pedra em formato de barril (ou pipa, como é chamado o barril de vinho ou de azeite em Portugal) que foi avistada durante a chegada dos portugueses.

Nós estivemos em Pipa em janeiro de 2017, durante um bate e volta, saindo da Paria de Ponta Negra, onde estávamos hospedadas. Nós ficamos no Dbeach Resort e o passeio foi feito com a Natal Vans, que nos buscou cedinho no hotel. Veja o post completo que fizemos sobre a Natal Vans.


Roteiro Pipa - O que fazer na Praia da Pipa em 1 dia

Como disse, tivemos apenas um dia para curtir a região de Pipa. Mas, mesmo com pouco tempo, deu para ter noção do lugar e aproveitar bastante a principal atração local: as lindas praias de águas quentes.

E olha que são várias: Praias das Minas, Praia da Cancela, Laginha, Praia do Amor, Praia do Centro (a mais famosa), Lajão, Baía dos Golfinhos, Ponta do Madeiro, Praia da Cacimbinha, do Giz, Lagoa Guaraíbas e Malembar.

Para mais detalhes sobre cada uma destas praias, o site Pipa.com.br tem uma página superbacana. Confere lá!!!

Mapa-praias-de-Pipa-RN

Estando em Pipa, é só escolher uma destas praias que não tem erro. É diversão na certa. Para todo tipo de viajante: tem mar calminho, tem mar com ondas mais forte para prática de esportes náuticos, tem mar com golfinho e piscinas naturais.

Além das praias, Pipa ainda é conhecida por suas falésias. E a nossa primeira parada foi na Falésia do Chapadão. Ela é a mais conhecida e a mais visitada na região. Também pudera, já que o lugar é lindo.

A Falésia do Chapadão têm um tom avermelhado e lá de cima dá para ver a pedra em formato de barril e o famoso coração de Pipa, formado pelas praias dos Afogados (conhecida como Praia do Amor), de Minas e da Laginha.

falésia-do-chapadão-pipa-rn
Falésia do Chapadão - Praia da Pipa - Rio Grande do Norte

Veja o que já publicamos sobre o Rio Grande do Norte 


Do Chapadão, fomos para a praia mais famosa do vilarejo, que é a Praia da Pipa ou Praia central. Foi lá que ficamos durante a maior parte do dia, descansando nas espreguiçadeiras e nadando nas águas rasinhas e superquentes.

Várias piscinas naturais se formam no local e, para crianças, é um "prato cheio".

melhor-Praia-de-Pipa-RN

melhor-Praia-de-Pipa-RN

Para quem está na praia central, há alguns restaurantes "pé na areia" e ambulantes vendendo cangas, os famosos crepes, água de coco e bebidas em geral. Também há o aluguel das espreguiçadeiras. Nós pagamos 30 reais pelo conjunto composto de guarda-sol e cadeiras.

Olha só a folga de mamis.

melhor-Praia-de-Pipa-RN

Na maré baixa, o mar da Praia da Pipa fica bem rasinho, com água batendo no tornozelo. Pouco tempo depois, a paisagem muda e a água invade o espaço da areia.

Olha só a foto abaixo. A primeira foi cedinho, quando chegamos a Pipa. A segunda, já é por volta das 13 horas.

Praia-de-Pipa-RN

E enquanto mamis ficou descansando e curtindo a Praia da Pipa, eu e Danubia caminhamos até a Praia do Curral,ou mais conhecida como Baía dos Golfinhos, por receber constantemente a presença de golfinhos que chegam até a beiradinha do mar para se alimentar.

A caminhada até lá durou em torno de 15 minutos, contando algumas paradinhas para fotos. Mas é importante ficar atento à tábua das marés, pois o acesso à Baía se dá apenas pela praia. Quando a maré sobe, fica impossível ir a pé ou mesmo permanecer na praia.

A Baía dos Golfinhos também não tem estruturas, como restaurantes ou bares. Por isso, é preciso estar preparado.

Baía-dos-Golfinhos-Pipa-rn
Baía dos Golfinhos, Praia da Pipa

Infelizmente, nós não vimos nenhum golfinho por lá, mas dizem que a melhor maneira de vê-los é fazendo os tradicionais passeios de barco pelas praias da região. Em dezembro de 2016, o passeio de barco, com duração de mais ou menos uma hora, estava custando R$ 45 por pessoa.

Baía-dos-Golfinhos-Pipa-rn


Depois de curtir um dia delicioso de sol, mar e muita tranquilidade, fomos almoçar. Mas, ao invés de comer ali na orla, fomos ao Subway (não conseguimos ficar longe dos lanches kk), que fica na rua principal da cidade: a avenida Baía dos Golfinhos.

Essa rua é o point do vilarejo. É ali que ficam muitos hotéis, restaurantes, lojas de roupas, artesanatos e outros souvenirs. Nós até compramos algumas coisinhas, né. Porque ninguém é de ferro. Mas Danubia, "tadinha", quase não ficou sossegada pelo probleminha dela (se você não sabe qual foi, leia nosso Diário de Bordo. Lá tem todos os detalhes kk).



Por volta das 15 horas, reencontramos o grupo que foi junto na van e fomos a outros dois pontos turísticos de Pipa: a falésia da Praia da Cacimbinha e o Mirante.

Lá do alto da Falésia da Cacimbinha dá para ter uma visão espetacular das praias abaixo, entre elas a que leva o mesmo nome (Praia da Cacimbinha) e a Ponta do Madeiro, mais adiante.

Praia-da-cacimbinha-pipa-RN
Praia da Cacimbinha - Pipa, Rio Grande do Norte

Da Cacimbinha, fomos para o Mirante de onde é possível ver a Lagoa Guaraíras. Hoje, ela é uma lagoa de água salgada. Mas, até 1924, a Guaraíras era formada de água doce. Em 1924, houve uma grande inundação e a água doce se uniu ao oceano, mudando todo o ecossistema local. Aliás, toda a região da Lagoa faz parte da Área de Proteção Ambiental Bonfim Guaraíras (APA).

Lagoa-Guaraíras-Pipa-RN
Lagoa Guaraíras - Pipa, Rio Grande do Norte

O que fazer em Pipa - pontos turísticos

Além das praias e das falésias, quem vai para Pipa e tem mais alguns dias para curtir o vilarejo, ainda pode:

- fazer um passeio de barco

Pela manhã, por volta das 10 ou 11 horas da manhã, os barcos saem da Praia Central em direção às praias do Curral e do Madero e à Enseada dos Golfinhos. À tarde, o tour vai até a Lagoa Guaraíras. No passeio, além de navegar, é possível fazer mergulho.

Passeio-de-barco-em-Pipa-rn

- fazer passeio de buggy, jipe, jardineira ou quadriciclo

Outra opção muito procurada em Pipa é fazer um passeio pelo litoral sul a bordo de um buggy, jipe, jardineira ou quadriciclo. O tour passa pelo mirante do Chapadão, Praia dos Amores, Praia das Minas, Dunas da Praia de Sibaúna, Barra do Cunhaú, rio Catú, Manguezais, Fazenda de Camarões, Dunas de Cacimbinhas e Lagoa de Guaraíras.

Passeio-de-quadriciclo-em-Pipa-RN

- Visitar o Santuário Ecológico de Pipa

Para quem gosta de natureza, de caminhar e de conhecer trilhas, o Santuário é o lugar ideal. São 16 trilhas, conduzindo até mirantes e praias. O Santuário está instalado em uma área de 120 hectares.

Santuário-Ecológico-de Pipa-RN


O blog Viagens Possíveis tem um post bacana sobre o Santuário Ecológico de Pipa.

Funciona - todos os dias - das 7 às 17 horas
Endereço: Estrada para Tibau do Sul, s/n
Telefone: +55 84 99982-8044
Valor: R$ 15

⇒ Para outras dicas e informações sobre o que fazer na Praia da Pipa, confira os posts dos blogs Devaneios de Biela, Quero Viajar MaisViaje na Viagem.


NOSSOS PARCEIROS NESTA VIAGEM
Natal Vans | Gerdon Barreto - Bugueiro 

Parceira
O passeio até Pipa foi uma cortesia da Natal Vans às integrantes do D&D Mundo Afora, durante a nossa viagem até o Rio Grande do Norte, em janeiro de 2017. Apesar disso, as informações, opiniões e avaliações relatadas em todos os posts sobre a viagem são inteiramente pessoais e refletem as reais experiências vivenciadas pelas integrantes do blog, sejam elas positivas ou negativas.

________________________________________________________________________________
Buscando hotéis em Pipa, no Rio Grande do Norte? Hotéis em PIPA. Faça sua reserva aqui. No Booking, você sempre encontra os melhores hotéis com os melhores preços.

5 comentários:
  1. Oi, Dani! Deu saudades de Pipa! Eu vi golfinhos, mas na praia do Madero, que é uma das melhores para mim. Pena que vocês não foram até ela... Fica para uma próxima!
    Obrigada por mencionar o Devaneios!
    ;)

    ResponderExcluir
  2. Que delicia relembrar minha viagem a Pipa. Pena q vcs não viram golfinhos. Eu vi muitos e até nadei ao lado deles em vários lugares por lá. Foi incrível. ;)

    Vale a pena visitar o Santuário Ecológico tb. Obrigado pelo link para que seus leitores conheçam pelo meu blog.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maurício. É sempre um prazer acompanhar suas viagens. E que bom que não vi golfinho desta vez, terei mais um motivo para voltar kkk. bjss

      Excluir
  3. Oi Dani,

    Deu mesmo saudades de Pipa, inclusive fui com o Maurício Oliveira kkkk. Super completo o artigo, parabéns!

    Obrigado por indicar o QVM!

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu amei Pipa. E você e o Maurício são feras. Adoro as indicações de vocês. Ainda bem que você é o mentor do D&D kkk. Quero aprender muito ainda.

      Excluir

Topo da página

Receba nossas novidades em primeira mão

BAIXE GRÁTIS TAG's DE MALA PERSONALIZADAS