20 de fevereiro de 2017
Textual description of firstImageUrl

Mostra de Cinema de Tiradentes - Oficina de Montagem e Edição de Vídeo

Mostra-de-Cinema-de-Tiradentes-MG

Mostra de Cinema de Tiradentes - Oficina de Montagem e Edição de Vídeo

Por Danubia Almeida

A cidade de Tiradentes, a 190 quilômetros de Belo Horizonte (capital de Minas Gerais), sediou de 20 a 28 de janeiro de 2017 a 20ª edição da Mostra de Cinema. Durante nove dias, a programação contou com diversas atividades, entre exibições de filmes e documentários, seminários, oficinas, lançamentos de livros, debates, shows e exposições.

Neste ano, o festival, que completou duas décadas, fez uma homenagem às mulheres, entregando o Troféu Barroco às atrizes Helena Ignez e Leandra Leal. Além disso, dos 29 longas selecionados para participar da Mostra, 12 foram produzidos por mulheres.

Mostra-de-Cinema-de-Tiradentes-MG


Tivemos a oportunidade de estar na cidade entre 24 a 27 de janeiro. Na ocasião, Tiradentes estava totalmente envolta no clima da Mostra. Até a atriz Camila Pitanga e seu namorado Igor Angelkorte estavam por lá por conta do documentário "Pitanga", dirigido pela atriz e que conta a vida de seu pai, o também ator Antônio Pitanga.

Nós, é claro, não perdemos a chance de tietá-los um pouquinho, né!!!

Camila Pitanga em Tiradentes


Os atores Antonio Pitanga e Bruno Gissone e o apresentador e jornalista Zeca Camargo também marcaram presença, mas nós não o vimos. Que pena. Mamis ficou chateada com isso kkk.

Oficina de Noções Básicas de Montagem e Edição de Vídeo

Mas o nosso principal objetivo, além de visitar a terra do inconfidente Tiradentes, foi tentar uma vaga em uma das oficinas realizadas dentro da programação do evento.

A minha ideia era participar da oficina de Noções Básicas de Montagem e Edição de Vídeo, que aconteceria de 25 a 27 de janeiro.

Mostra-de-Cinema-de-Tiradentes-MG

A oficina tinha como objetivo promover os conhecimentos teóricos sobre montagem de vídeos para o cinema e para a televisão, utilizando o software de edição Adobe Premiere. Ela foi ministrada pelo instrutor Daniel Brandi do Couto, que tem experiência em produção artística audiovisual, com ênfase em montagem e edição de curtas, videoclipes, documentários e séries. Couto já trabalhou em afiliadas da Rede Globo, SBT, Record e Rede Minas.

Mostra-de-Cinema-de-Tiradentes-MG


Ao todo, foram disponibilizadas 25 vagas para pessoas acima de 18 anos. As inscrições foram feitas antecipadamente pela internet, no site da Mostra, mas quando eu fui me inscrever, todas já tinham sido preenchidas. Os responsáveis me orientaram que eu deveria estar presente quando o curso começasse para ver se haveria alguma desistência. E foi o que eu fiz.

Logo que chegamos, fomos direto para o SesiMinas Ives Alves, que fica na famosa (e charmosa) rua Direita. Mas eu só teria a resposta definitiva depois do intervalo, no primeiro dia de aula. 

Mostra-de-Cinema-de-Tiradentes-MG
Espaço para debates no SesiMinas de Tiradentes

Rua-Direita-Tiradentes-MG
Rua Direita, Tiradentes, Minas Gerais

Eu consegui a vaga e tive a oportunidade de participar de 10 das 12 horas que compunham o curso. Foi muito legal. 

Oficina-montagem-edição-video-tiradentes


Neste período, tivemos a chance de aprimor nossos conhecimentos e de testar as técnicas aprendidas em vários exercícios práticos.

Oficina-montagem-edição-video-tiradentes


Ao final dos três dias, todos recebemos certificados de participação. 

Oficina-montagem-edição-video-tiradentes
Foto disponível no site da 20ª Mostra de Cinema de Tiradentes

Foi uma experiência muito bacana. Agora, já estou contando os dias para chegar o ano que vem para participar de outros cursos. 

Além de Montagem e Edição de Vídeo, neste ano, foram realizadas oficinas para adultos (Assistência de Direção; Direção para Atuação em Cinema; GIF Lumiére; Realização em Curta Digital; e Trilha Sonora Aplicada) e para o público infantojuvenil (Animadíneos - Stop Motion; Cinema, Artes Plásticas e Meio Ambiente; Pinhole - Fotografia sem Câmera; e Por Traz da Câmera).

A programação completa de tudo que aconteceu na 20ª Mostra de Cinema de Tiradentes está disponível no site www.mostratiradentes.com.br.

As atividades foram realizadas em vários locais da cidade, como o Largo das Forras, o Cine Tenda Bar Lounge (no Largo da Rodoviária), o Centro Cultural SesiMinas Yves Alves, e a Casa da Mostra, estes últimos na Rua Direita.

Mostra-de-Cinema-de-Tiradentes-MG
Espaço montado para exibição de filmes no Largo das Forras

Mostra-de-Cinema-de-Tiradentes-MG
Casa da Mostra na Rua Direita, em Tiradentes

Mostra-de-Cinema-de-Tiradentes-MG
Cine Tenda no Largo da Rodoviária de Tiradentes

Mostra-de-Cinema-de-Tiradentes-MG
SesiMinas de Tiradentes


NOSSOS PARCEIROS NESTA VIAGEM

_________________________________________________________________________________
Buscando hotéis em Tiradentes, Minas Gerais? Hotéis em Tiradentes. Faça sua reserva aqui. No Booking, você sempre encontra os melhores hotéis com os melhores preços.

Nenhum comentário:
Postar um comentário

Topo da página

Receba nossas novidades em primeira mão

BAIXE GRÁTIS TAG's DE MALA PERSONALIZADAS