4 de novembro de 2016
Textual description of firstImageUrl

Onde ficar no Rio de Janeiro - review Solar do Cosme

Onde ficar no Rio de Janeiro - Solar do Cosme
Onde ficar no Rio de Janeiro - review Solar do Cosme 

Onde ficar no Rio de Janeiro - review Solar do Cosme - nossa experiência em uma guest house

Por Daniela Almeida

Esta foi a nossa segunda vez na cidade maravilhosa do Rio de Janeiro. A primeira foi em 2014 (veja neste post O Rio de Janeiro continua lindo). Mas, agora, em vez de alugarmos um apartamento, ficamos em uma hospedagem totalmente diferente da que estamos acostumadas.

A convite do Solar do Cosme, tivemos a oportunidade de ficar em uma Guest House (casa compartilhada).

Veja o que já publicamos sobre o Rio de Janeiro


A princípio, ficamos com certo receio quando lemos na internet que, na Casa, os banheiros eram compartilhados. Como seria? E se tivesse muita gente? E se desse vontade de ir ao banheiro à noite? E se o banheiro não fosse limpinho com tanta gente usando junto? E se.... Eram muitos "SEs", principalmente de mamis.....kkk

Mas esses tantos "SEs" foram por "água abaixo" depois que conhecemos a proprietária Márcia Barbosa, as meninas que trabalham voluntariamente no local em troca de moradia e o Solar como um todo.

Segundo a Márcia, a intenção do Solar é fazer o hóspede se sentir em casa, tornando a visita o mais pessoal possível. Ela contou ainda que esse tipo de hospedagem é muito comum em Paris, onde se paga caro para ficar em casas compartilhadas.

E, realmente, nós já nos sentimos em casa assim que chegamos, pois fomos recepcionadas de forma calorosa pela Márcia, com um café da manhã e algumas instruções de atrativos na cidade. Pena não termos tido tempo de seguir todas as ótimas dicas de passeios que ela nos deu.

Confira agora nossa dica de onde ficar no Rio de Janeiro - Review Solar do Cosme.

Estrutura:

A Casa está localizada em um imóvel centenário do século XIX. A primeira visão que o hóspede tem quando chega à ela é de um quintal, que também pode funcionar como uma pequena garagem, totalmente arborizado, com gramas, plantas e flores. Também tem uma piscina, instalada em um cantinho reservado e muito tranquilo.

Solar do Cosme - Rio de Janeiro
Onde ficar no Rio de Janeiro - review Solar do Cosme 

Depois desta primeira visão, que já nos encantou, entramos na casa. Dentro dela, na parte inferior, tem uma sala, dois quartos com vista para o jardim e o banheiro, onde o lavado, o vaso sanitário e o chuveiro estão todos em espaços separados.

Subindo a escada, chegamos à sala principal, com sofá, televisão (sim, a TV fica na sala e não nos quartos, de forma que os hóspedes possam interagir e não ficar isolados cada um em seu quarto), livros, DVD's, bebidas, mapas e guias da cidade e uma mesa grande.

Ainda neste andar ficam mais três quartos, outro banheiro, a copa, onde é servido o café da manhã, e a cozinha, toda equipada com fogão, geladeira e armários.

Saindo pela sala, nos deparamos com uma varanda charmosa, com cadeiras, poltronas e mesa (onde também é possível tomar café) e muito verde para completar o cenário de paz e tranquilidade.

Fora da casa, ainda há dois quartos no térreo, sendo um deles a única suíte (para duas pessoas) com banheiro privado da propriedade. Na parte superior, tem um apartamento independente com dois quartos, cozinha e banheiro.


Onde ficar no Rio de Janeiro - Solar do Cosme
Onde ficar no Rio de Janeiro - review Solar do Cosme 

Localização:

Embora a Casa não fique "tãaao" pertinho das praias, ela está localizada em um lugar privilegiado. Está aos pés do Cristo Redentor, bem pertinho do Trem do Corcovado (550 metros ou sete minutos a pé), no bairro do Cosme Velho. Também está próximo de terminais de ônibus, facilitando o deslocamento para qualquer ponto do Rio de Janeiro.

Cristo Redentor - Rio de Janeiro
Solar fica aos pés do Cristo Redentor, no Cosme Velho - Onde ficar no Rio de Janeiro - review Solar do Cosme

Além disso, descendo a ladeira, você vai se deparar com restaurantes, supermercados, farmácias e outros estabelecimentos.



O Solar está localizado em um bairro residencial, onde não é permitido ter empreendimentos comerciais, como pousadas ou hotéis. Até por isso, você não vai encontrar nenhuma placa com o nome do estabelecimento na porta. Para identificar, procure uma bandeira do Brasil fixada no portão. Não tem erro. É a casa de número 124.

Onde ficar no Rio de Janeiro - review Solar do Cosme
Onde ficar no Rio de Janeiro - review Solar do Cosme 

Acomodações:

Ao todo, o Solar possui nove quartos, que acomodam até 26 pessoas no total. São cinco dentro do sobrado, dois anexos fora da casa (sendo uma suíte) e o apartamento (com dois quartos, cozinha e banheiro).

Onde ficar no Rio de Janeiro - review Solar do Cosme
Quartos - Onde ficar no Rio de Janeiro - review Solar do Cosme

Onde ficar no Rio de Janeiro - review Solar do Cosme
Apartamento com dois quartos no Solar do Cosme - Rio de Janeiro

Nós ficamos em um quarto com uma cama de casal, uma de solteiro, armário e ar-condicionado. Quando chegamos, tudo estava preparado e arrumado. Lençóis limpos, decoração impecável e um colchão maravilhoso. Tudo que o nosso corpo pede quando voltamos dos passeios cansadas de tanto andar. Porque a Família D&D anda muiiittoo, durante as viagens.

Onde ficar no Rio de Janeiro - review Solar do Cosme
Onde ficar no Rio de Janeiro - review Solar do Cosme 


E lembra do nossos "SEs"? E se der vontade de ir ao banheiro à noite, já que ele não fica dentro do quarto? Deu vontade, nós fomos e foi supertranquilo. Um abajur aceso na salinha em frente aos dois quartos facilitava o percurso até o banheiro e dava um charme ao ambiente.

E que banheiros lindinhos! Todos com uma decoração impecável e muito limpos. Ao todo, o Solar conta com quarto banheiros, sendo dois dentro da casa (um em cada andar), um na suíte e um no apartamento.

No banheiro que utilizamos, durante a estadia, por exemplo, o lavabo, o vaso sanitário e a área de banho são todos separados, garantindo privacidade e organização nos espaços.

Solar do Cosme - Rio de Janeiro
A guest house Solar do Cosme possui quatro banheiros, sendo um na suíte, um no AP e dois no sobrado - Onde ficar no Rio de Janeiro

Serviços:

Café da manhã
O café da manhã, servido das 8 às 10 horas, era simples, porém muito gostoso. No dia de nossa estadia, tinha pães, frios, bolos, geleias, cereais, frutas, sucos, café, chá e leite.

Solar do Cosme - Rio de Janeiro
Variedade no café da manhã do Solar do Cosme - Onde ficar no Rio de Janeiro


Não tinha muita quantidade de cada item até para não desperdiçar, pois tudo é arrumado dependendo de quantos hóspedes têm na casa. Tinha de tudo na medida certa. E isso, para nós, foi muito bacana. Consciência em primeiro lugar. Parabéns ao Solar!!!

Uma curiosidade que a Márcia nos contou foi que, durante o café, alguns macaquinhos vem visitar os hóspedes e "roubam" frutas e outras comidas que estiverem à disposição. Nós não tivemos a oportunidade de ver nenhum, o que chateou muito mamis, que a todo momento ficava procurando para ver se os encontrava. Fica para a próxima!!!

Internet
A Casa conta com wifi gratuito. A senha está imprensa em um informativo pregado na parede do quarto, o que facilita muito a nossa vida.

Durante nossa estadia, ela funcionou normalmente, embora o sinal de celular seja bem fraco na região, já que é muito próxima do morro do Corcovado, que causa interferência.

- Recepção 24 horas
Até por ter uma outra filosofia, você não vai encontrar no Solar uma recepção tradicional. As meninas que trabalham e moram lá, fazem tudo em um computador que fica na sala de estar.

É como acontece em muitas casas, onde tem uma estante para computador no cantinho de um quarto ou da sala.

Onde ficar no Rio de Janeiro - review Solar do Cosme
Cantinho de trabalho das meninas do Solar do Cosme - Onde ficar no Rio de Janeiro

- Room service
A Casa  não conta com serviço de quarto, mas o hóspede pode comprar alguns itens que estão à disposição na cozinha, como bebidas, lanches e água. Ou pode ainda pedir comida nos serviços delivery.

Solar do Cosme - Rio de Janeiro
Onde ficar no Rio de Janeiro - review Solar do Cosme 


Desta vez, não fizemos pedido, pois já tínhamos comido (ou tentado comer) aqueles hambúrgueres horríveis no quiosque da Praia de Ipanema. Se soubéssemos, teríamos comido lá na pousada mesmo, aproveitado um filminho (tem vários DVD's e até Netflix) ou batendo papo com a Márcia e as meninas que moram lá.

- Outros serviços
Para quem precisar, a pousada ainda conta com serviço de lavanderia, pago à parte. Além disso, como dissemos lá no comecinho do post, o hóspede do Solar ainda conta com roteiros personalizados, produzidos pela Márcia.

Solar do Cosme - Rio de Janeiro
Onde ficar no Rio de Janeiro - review Solar do Cosme 


De forma rápida e demonstrando amplo conhecimento sobre o Rio de Janeiro, ela abre um mapa na mesa e começa a marcar os principais pontos, o que é mais importante, quais atrações devem ser feitas juntas para otimizar o tempo, entre outras dicas que ajudam muito a quem vai desbravar a cidade.

Ah, o Solar aceita animais (pet friendly), mas é bom verificar antes de fazer a reserva sobre a disponibilidade. E para quem gosta dos bichinhos, a Márcia ainda possui "duas filhas" de quatro patas, como ela as chama: a Pretinha e a Bia. Não entendemos de cachorro, então não sabemos falar a raça de cada uma delas, mas elas são dóceis e ficam circulando pela casa. Até a gente, que "morre de medo", nos sentimos à vontade com as duas por perto.

Solar do Cosme - Rio de Janeiro
Pretinha (à esquerda) e Bia (à direita) - Solar do Cosme, no Rio de Janeiro

Limpeza:

Um quesito muito importante em uma hospedagem é a limpeza. E o Solar do Cosme está de parabéns. Tudo estava impecavelmente limpo e muito organizado.

Os banheiros tinham papel higiênico, sabonete líquido, papel toalha, flores, abajur (que davam um toque aconchegante e acolhedor ao lavabo) e secador de cabelo. 

Atendimento:

E pode parecer redundante, mas o Solar ainda tem mais um ponto positivo: o atendimento da proprietária e das funcionárias.

Todos muito simpáticos e dispostos a ajudar. A Márcia é muito atenciosa e fez de tudo para nos sentirmos em casa. Como chegamos muito cedo, ela se preocupou e fez questão que tomássemos o café, ainda que ele só fizesse parte da diária na manhã seguinte ao check in.

Sem contar o serviço gratuito de orientação turística que ela oferece a todos os seus hóspedes. Foi dela, aliás, a ótima dica de usarmos o Uber. Nos ajudou a economizar tempo e dinheiro nos deslocamentos. Nunca tínhamos usado, embora soubéssemos da existência deste serviço. Mas ela nos tranquilizou quanto à segurança e isso fez toda diferença.

E as meninas que trabalham lá? Elas são uns amores. Simpáticas e poliglotas, pois falam vários idiomas para atender aos hóspedes brasileiros e estrangeiros com a mesma presteza e atenção. Muitas delas são de outros países e trabalham no Solar em troca da moradia.

Onde ficar no Rio de Janeiro - review Solar do Cosme
Na foto da esquerda, Márcia e a Família D&D. À direita, Valéria e nós...

A preocupação é tanta que no check in é passada uma senha do portão para que o hóspede possa ficar à vontade e chegar a hora que quiser sem incomodar as demais pessoas da casa.

E para completar, a Márcia está a todo momento interagindo com o hóspede. Ela mora em um apartamento ao lado do sobrado e quando tem que passar de um lado para o outro, pula um janelão que faz divisa entre os dois terrenos. Muito prático!!!! Até Danubia pulou para conhecer o AP dela. Já se sentindo em casa mesmo!!!!!

Conclusão:

Será que gostamos? Lá no comecinho, contamos que ficamos receosas por nos hospedar em um local diferente do que estávamos acostumadas. Na verdade, a preocupação maior era com o fato do banheiro não estar dentro do quarto!!!!!!

Mas, passada a apreensão inicial de experimentarmos algo novo, só temos elogios ao Solar do Cosme. Foi tudo tranquilo e parecíamos que estávamos, realmente, em casa, que é a proposta da Márcia.

Atendimento, limpeza, café da manhã, organização. Tudo na casa é perfeito. Tudo é muito charmoso. Aliás, essa é a palavra que, para nós, pode resumir o Solar: charme.

O Solar do Cosme merece nota 10 e é uma opção maravilhosa para quem quer conhecer o Rio de Janeiro.

Testado e aprovado pela família D&D Mundo Afora.


_________________________________________________________________________________
Gostou do Solar do CosmeFaça sua reserva aqui ou encontre outros hotéis no Booking. Aqui você sempre encontra os melhores hotéis com os melhores preços.


Solar do Cosme 

Endereço: Ladeira do Ascurra, 124 - Cosme Velho - Rio de Janeiro
Telefone: +55 21 3596-0585 / 9 9404-8595
Sitewww.solardocosme.com



ParceiroA hospedagem das integrantes do D&D Mundo Afora foi uma cortesia do Solar do Cosme, em outubro de 2016, durante nossa visita ao Rio de Janeiro. Apesar disso, as informações, opiniões e avaliações relatadas em todos os posts sobre a viagem são inteiramente pessoais e refletem as reais experiências vivenciadas pelas integrantes do blog, sejam elas positivas ou negativas.


Nenhum comentário:
Postar um comentário

Topo da página