28 de outubro de 2016
Textual description of firstImageUrl

D&D Mundo Afora no Rio de Janeiro e em Cabo Frio

Por Daniela Almeida

No primeiro post que escrevemos sobre o Rio de Janeiro, lá em 2014, começamos o texto com a frase clichê "O Rio de Janeiro continua lindo".

Pois bem. Estivemos novamente na cidade maravilhosa, agora em outubro de 2016, e, felizmente, esta frase continua valendo, pois a cada dia que passa o Rio fica mais bonito. Não cansamos de admirar as belezas do Cristo Redentor, do Pão de Açúcar, das praias e de tantos outros atrativos cariocas. E olha que conhecemos bem pouco da cidade.

Foi só uma pena termos ficado, desta vez, apenas de um dia para o outro na cidade maravilhosa, pois nosso propósito para a tradicional "semana do saco cheio", de 10 a 15 de outubro, era conhecer as belíssimas praias de Cabo Frio, distante cerca de 152 quilômetros.

Então, aperte o cinto e embarque nessa aventura com a gente. Veja abaixo "tim tim por tim tim" o que a família D&D Mundo Afora aprontou desta vez.

1º dia - 10 de outubro - saída de Belo Horizonte
Nossa viagem começou na rodoviária de Belo Horizonte, quando partimos de ônibus da Útil para o Rio de Janeiro. Saímos às 23:30 e chegamos à rodoviária Novo Rio às 7 horas do dia seguinte.

Belo Horizonte
Diário de Bordo - Rio de Janeiro e Cabo Frio

2º dia - 11 de outubro - Museu do Amanhã, Saara, Confeitaria Colombo, Praia de Ipanema
Assim que chegamos, seguimos de táxi (R$ 52) rumo ao Solar do Cosme, onde ficaríamos hospedadas por uma noite a convite da proprietária Márcia Barbosa. O local é muito bacana.

Solar do Cosme Guest House Rio de Janeiro
Diário de Bordo - Rio de Janeiro e Cabo Frio - Guest House Solar do Cosme

Guest House Solar do Cosme -  Rio de Janeiro

A princípio, ficamos receosas, já que o Solar do Cosme (localizado no Cosme Velho, pertinho do terminal de onde saí o trem do Corcovado), funciona no estilo guest house, ou casa compartilhada. Os quartos não possuem banheiro privado. São compartilhados.

Solar do Cosme Guest House Rio de Janeiro

Mas, passada a apreensão inicial de experimentarmos algo novo, só temos elogios à hospedagem. Foi tudo tranquilo e parecíamos que estávamos, realmente, em casa, que é a proposta da Márcia.

Depois de nos instalarmos, começamos a nossa saga do dia pela cidade. Para isso, utilizamos, pela primeira vez, o Uber, empresa de transporte privado. Não fomos patrocinadas pela rede, mas gostamos muito do serviço. Além de uma corrida grátis, por utilizarmos o código de um amigo blogueiro (o desconto no valor de R$ 20 só vale para a primeira corrida), as outras duas do dia saíram bem mais baratas do que o valor que pagamos pela manhã. No táxi comum, da rodoviária até o Cosme Velho, pagamos R$ 52. A corrida mais cara do Uber saiu por R$ 27 em trajetos bem mais longos.

Para quem ainda não se cadastrou e vai usar pela primeira vez, seguem dois códigos nossos: 9hfdds2fue e yscxw5pyue. É só inserir o código promocional e ativar o desconto.

Museu do Amanhã - Nossa primeira parada do dia foi no famoso Museu do Amanhã, localizado na Praça Mauá. O lugar é muito bacana, mas estava muito cheio, já que, às terças-feiras, a entrada é grátis.

Museu do Amanhã - Rio de Janeiro
Diário de Bordo - Rio de Janeiro e Cabo Frio - Museu do Amanha

O Museu tem como um dos seus objetivos alertar o visitante sobre o que poderá acontecer com o mundo amanhã, se não mudarmos hoje as nossas atitudes. É bem interessante e interativo!!!!

Saindo do museu, e após apreciar a linda Baía de Guanabara, seguimos a pé até à Igreja da Candelária, de onde também pudemos ver a Pira Olímpica; fomos até o Saara, onde andamos por algumas lojas (fizemos umas comprinhas, é claro); e chegamos, finalmente, à famosa e tradicional Confeitaria Colombo.

Rio de Janeiro
Diário de Bordo - Rio de Janeiro e Cabo Frio

Você que acompanha o D&D Mundo Afora sabe que a maior frustração de Danubia em nossa primeira visita ao Rio foi ter estado pertinho da Confeitaria (sem saber) e não ter ido até ela. Nós visitamos a filial que fica no Forte de Copacabana. Então, nessa rápida passagem pela cidade, a Confeitaria seria o principal lugar que deveríamos visitar.

Confeitaria Colombo - Rio de Janeiro
Diário de Bordo - Rio de Janeiro e Cabo Frio - Confeitaria Colombo

E valeu a pena, pois a Confeitaria - inaugurada em 1894 - é um charme e tem uma fartura de delícias.

Da Confeitaria, fomos até à Praia de Ipanema, no posto 10.  Ali, além de tirar algumas fotos na famosa praia carioca, aproveitamos para fazer um lanche. Pedimos no quiosque três hambúrgueres, com batata frita e três sucos. Mas, além de estarem horríveis e crus, o preço foi um verdadeiro "roubo": R$ 123.

Praia de Ipanema - Rio de Janeiro
Diário de Bordo - Rio de Janeiro e Cabo Frio - Praia de Ipanema - Rio de Janeiro

Lembra do nosso diário de bordo de Foz do Iguaçu, quando ficamos indignadas com o preço de quatro salgados assados e três chocolates quentes (R$ 61 reais)? Se você não leu o post, não tem problema, segue o link: Diário de bordo - Foz do Iguaçu, Puerto Iguazú e Ciudad del Este. Então, acho que o hambúrguer do Rio superou!!!!! Como disse mamis: "fomos assaltadas a mão armada com garfo e faca" kkkk.

Praia de Ipanema
Lanche na Praia de Ipanema: R$ 123

Após esse "rico lanchinho", voltamos para o Solar do Cosme, por volta das 19 horas.

3º dia - 12 de outubro - Cabo Frio
Depois de tomarmos o nosso café, seguimos de táxi até Cabo Frio. Tínhamos feito uma simulação com o Uber e o valor seria entre 230 a 300 reais. As passagens para nós três, de ônibus, dariam R$ 225. Mais um táxi até a rodoviária do Rio e outro lá em Cabo Frio até o hotel, que somariam em torno de R$ 35. Ou seja: no mínimo R$ 260.

Então, conversando com o motorista do Uber (que também tem um táxi comum), combinamos de ir com ele, de forma particular, pelo valor de R$ 250. Além da economia, foi bem mais prático e cômodo para nós.

Ponte Rio-Niterói - Rio de Janeiro
Diário de Bordo - Rio de Janeiro e Cabo Frio - Na Ponte Rio-Niterói - a caminho de Cabo Frio

Chegamos a Cabo Frio por volta das 13:30. Depois de nos instalarmos no Hotel Balneário, fomos conhecer a cidade. O hotel fica em frente à Praia das Dunas. Então, começamos por ali a nossa caminhada. Mas, por falta de sorte (kk), estava ventando tanto que o vento quase carregava a gente (tá bom, quase ME carregava kk) e as areias das dunas voavam para todo lado. Não dava para olhar para nada e nem para ficar sentada porque tudo estava voando: copos, plásticos, cangas, esteiras e muita areia.

Hotel Balneário Cabo Frio - Rio de Janeiro
Diário de Bordo - Rio de Janeiro e Cabo Frio - Hotel Balneário

Diário de Bordo - Rio de Janeiro e Cabo Frio

Fomos caminhando "aos trancos e barrancos" até chegar à Praia do Forte, perto do hotel Malibu. A Praia do Forte é a mais famosa e, por isso, a mais cheia. Ali é, na nossa opinião, o melhor ponto da praia naquela área.

Praia do Forte - Cabo Frio - Rio de Janeiro

Ficamos andando pelas lojinhas e aguardando o trenzinho para dar uma volta pela cidade. Mas que arrependimento!!!! Por R$ 8 (cada pessoa), circulamos por apenas umas poucas ruas e não vimos nada de interessante. Não compensa. Ou melhor, compensa apenas para quem tem crianças, pois estas, sim, estavam amando interagir com a Minnie, com o Homem Aranha e com o Homem de Ferro.

Diário de Bordo - Rio de Janeiro e Cabo Frio - Trenzinho

Depois de descermos do trenzinho, ainda tivemos "perna" para circular por uma feirinha, na Praça da Cidadania, pertinho da Praça das Águas. Em seguida, resolvemos parar nos quiosques em frente à Praia do Forte para jantar, mas o vento estava tão forte e estava tão frio, que desistimos. Pegamos um táxi e voltamos para o hotel, onde jantamos. Lá, eles servem pratos executivos e lanches. Vamos fazer um review depois.

Jantar Hotel Balneário Cabo Frio

_________________________________________________________________________________
Buscando hotéis no Rio de Janeiro? Hotéis no RIO DE JANEIRO. Faça sua reserva aqui. No Booking, você sempre encontra os melhores hotéis com os melhores preços.

4º dia - 13 de outubro - Cabo Frio
Como sempre, acordamos cedinho e, após tomar um café da manhã maravilhoso, começamos nossas aventuras do dia. A pé, fomos caminhando até o Canal do Itajuru para poder fazer um passeio de barco a convite do Guga Tour. Detalhe: o Guga Tour não fica no Canal, fica no bairro da Passagem. Mas nós nos confundimos, andamos por uma hora, chegamos ao canal, descobrimos que não era ali e que os passeios de barco também haviam sido cancelados por conta do vento forte.

Cansadas, fomos até à loja da Tour Shop e combinamos dois passeios: um city tour no trolley pela cidade, com duração de quase quatro horas, e o tour até Arraial do Cabo, no dia seguinte. Mas, ao final, não fizemos nada disso e vamos contar o porquê mais para frente.

Combinado os passeios, fomos de táxi até à Rua Jorge Veiga, a famosa Rua dos Biquínis (Gamboa Shopping). Esta rua é coberta e possui dezenas de lojas de um lado e de outro, com roupas e acessórios de moda praia. Tem peças de todos os tipos e preços. Nós compramos algumas e gostamos muito.

Rua dos Biquínis Cabo Frio - Rio de Janeiro
Diário de Bordo - Rio de Janeiro e Cabo Frio - Rua dos Biquínis

Depois de andar por quase duas horas, voltamos para o Tour Shop. E aí começaram os problemas que resultaram em não fazermos nada do que planejamos. Os responsáveis pela operadora de turismo nos informaram que o passeio de trolley havia sido cancelado por problemas de saúde do motorista. Pela manhã, também não saiu, às 10 horas, porque um parente de outro funcionário também estava doente.

Combinamos então de fazer o passeio no sábado pela manhã. E, na sexta, o passeio até Arraial (o que não aconteceu também).

Da agência, fomos de táxi até os quiosques da Praia do Forte para almoçar. Ainda estava ventando muito, mas deu para curtir o visual da praia, enquanto almoçávamos. A comida estava muito boa. Pedimos isca de contrafilé, arroz, feijão, farofa, batata frita, camarão empanado, três sucos e um refrigerante. Tudo deu R$ 193,38. Apesar da qualidade, o pedido demorou muito para chegar. Quase desistimos.

Diário de Bordo - Rio de Janeiro e Cabo Frio

Depois do almoço, ainda tentamos ir para a praia. Mas, mais uma vez, não conseguimos. Eu e Danubia até fomos "guerreiras". Tentamos ficar por alguns minutos na areia e chegamos a entrar na água. Mas foi bem rápido porque o vento não estava deixando.

No finalzinho da tarde, fomos para o hotel e, depois, até à uma pizzaria, bem pertinho. Nós fomos de táxi (porque não sabíamos onde era) e voltamos a pé. Bem tranquilo.

5º dia - 14 de outubro - Cabo Frio
Hoje era o dia de conhecer Arraial do Cabo. Aliás, era o que mais queríamos fazer nesta viagem. Nossa intenção era passear de barco e fazer mergulho. E até estrear a nossa máquina subaquática (tipo gopro kk), comprada no Paraguai. Então, ansiosas, levantamos cedo e ficamos aguardando a van da Tour Shop que iria nos levar até Arraial por volta das 9 horas. Antes, porém, ligamos para a empresa para saber se o passeio estava confirmado e se tudo estava ok.

Esperamos até às 9:30, às 9:45, às 10:00, às 10:15 e às 10:30. Após várias ligações e retorno de que a van estava atrasada porque pegou trânsito, vindo de Búzios, enfim, a responsável nos respondeu que o passeio havia sido cancelado porque a van quebrou e não tinha outra para substituir. Resumo da ópera: perdemos toda a manhã e o passeio para Arraial.

E como ficamos com medo de não encontrar barco a tempo, pois nos disseram que eles saem às 11 horas, não fomos até a cidade.

Decepcionadas, pegamos um táxi até o bairro da Passagem - endereço certo agora - e fomos fazer o passeio no táxi marítimo da Guga Tour.

Guga Tour Táxi Marítimo Cabo Frio - Rio de Janeiro
City Tour Marítimo - Guga Tour - Cabo Frio - Rio de Janeiro

Vamos contar os detalhes deste passeio em outro post, mas adiantamos que foi bem bacana. Conhecemos a Ilha do Japonês e alguns pontos da Lagoa de Araruama.

City Tour Marítimo - Guga Tour - Cabo Frio - Rio de Janeiro

Após o passeio, "sofremos" para achar um táxi... Aliás, tudo em Cabo Frio parece que demora mais do que o normal. Táxi, atendimento, comida, entregas. E ouvimos a mesma reclamação de outros turistas. Se você precisar de algo, pode sentar e esperar o dobro do tempo que você esperaria em outro lugar...

Nossa parada foi perto do hotel Malibu, onde almoçamos um delicioso lanche no Subway. E, enfim, conseguimos sentar na areia e ficar por algumas horas contemplando e nadando naquele "marzão" azul. Embora a água estivesse gelada - dizem que o mar de Cabo Frio é um dos mais gelados do Brasil - deu para aproveitar bastante.

Cabo Frio Rio de Janeiro

Para fechar o dia, fomos caminhando pelas dunas, brincando, fotografando e até rolando na areia. Estávamos nos sentindo as verdadeiras Tietas ao som da música "Coração do Agreste". Só faltaram a cabra e o ator Cássio Gabus Mendes para completar a cena kkkk.

Diário de Bordo - Rio de Janeiro e Cabo Frio

Já no hotel, cansadérrimas de tanto andar, resolvemos pedir esfihas pelo serviço delivery (que demoraram uma "eternidade" para chegar).

6º dia - 15 de outubro - Cabo Frio
Nosso dia começou bem cedo. Depois do café, partimos para a Praia do Forte, onde ficamos até por volta das 10:30. Na verdade, tínhamos combinado de fazer o city tour no trolley, mas ficamos tão decepcionadas com os serviços da Tour Shop que foram cancelados por duas vezes, que achamos melhor não ir. Ficamos com medo de gastar dinheiro com táxi, ir até o Canal, de onde sai o trolley, e receber a informação de que o passeio havia sido cancelado novamente.

Então, decidimos que o melhor era garantir algumas horas de tranquilidade e curtir o sol. E foi o que fizemos. Depois de torrarmos, literalmente, ao sol, retornamos para o hotel, arrumamos nossas coisas e, ao meio-dia, fizemos o check out.

Cabo Frio - Rio de Janeiro

Como nosso ônibus era só às 21:30, deixamos as malas no hotel e fomos até o Shopping Park Lagos, onde ficamos a tarde toda. Almoçamos, fomos ao cinema (assistimos ao filme Inferno) e compramos mais algumas coisinhas.

Shopping Park Lagos Cabo Frio
Diário de Bordo - Rio de Janeiro e Cabo Frio

Depois, paramos nas lojinhas perto do Hotel Malibu (de novo kkk), na feirinha e fomos a pé até o hotel (#vaigostardeandarassimlanachina). Ainda deu tempo de fazer um lanche no hotel e, às 20 horas, fomos para a rodoviária, finalizando a nossa viagem até Cabo Frio.

Cabo Frio - Rio de Janeiro

Só chegamos a Belo Horizonte no domingo, às 7 da manhã, e ainda andamos mais duas horas até chegar em casa.

E como todo bom blogueiro viajante, chegamos, mas já organizando a próxima viagem que está bem pertinho de acontecer. Aguarde!!!!

Veja o que já publicamos sobre o Rio de Janeiro e Cabo Frio

NOSSOS PARCEIROS NESTA VIAGEM

Buscando hotéis em Cabo Frio? Hotéis em CABO FRIO. Faça sua reserva aqui. No Booking, você sempre encontra os melhores hotéis com os melhores preços.