11 de março de 2016
Textual description of firstImageUrl

Gramado (Rio Grande do Sul) - 24 atrações gratuitas - o que fazer

Post atualizado em 03 de março de 2017
Gramado (Rio Grande do Sul)


Gramado (Rio Grande do Sul) - 24 atrações gratuitas - o que fazer (parte 1)

Por Daniela Almeida
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES POR E-MAIL

Gramado foi eleita pelo site TripAdvisor o melhor destino turístico do Brasil em 2015, levando o prêmio Traveler's Choice 2015. Em 2016, ficou em segundo lugar. Para conhecer a lista completa dos vencedores, basta acessar o site organizado pelo TripAdvisor. O Traveler's Choice leva em conta as avaliações dos internautas para hotéis, restaurantes e atrações de cada destino.

E tem mais. O município gaúcho conquistou o 4º lugar em melhor reputação on line no mundo, na Global Reputation Ranking - lista organizada pela plataforma de busca por hotéis do site Trivago. Gramado é a única do Brasil na lista e ficou atrás apenas de Goreme (Turquia), Matera (Itália) e San Gimignano (Itália).

Mas por que estamos contando tudo isso? Porque nós também tivemos a oportunidade e o privilégio de conhecer essa cidade maravilhosa. Se você acompanha o D&D Mundo Afora, sabe que nós já até começamos a série sobre o Rio Grande do Sul, onde também visitamos Canela, Nova Petrópolis, Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa


No Diário de Bordo, fizemos um resumão sobre tudo que conhecemos por lá. Já neste post, vamos mostrar o que fazer em Gramado, citando não só as atrações que conseguimos visitar, como as outras também. Podemos adiantar, são muitas, mas muitas opções. 

Se você está se preparando para conhecer a serra gaúcha, não deixe de ler este post até o fim. Depois, iremos fazer uma matéria separada para cada atração que nós conhecemos para você ter mais detalhes sobre cada uma. 

Gramado - Onde fica

Apenas para você se situar, Gramado está localizada a 120 quilômetros da capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, e, ao lado de Canela (9 quilômetros), atrai milhares de turistas todos os anos. A cidade tem cerca de 35 mil habitantes, segundo dados do IBGE, mas recebe, anualmente, cerca de 2,5 milhões de turistas. 

Possui uma arquitetura riquíssima, com ares europeus, provenientes de sua colonização mista: italiana, alemã e suíça. Basta dar uma voltinha para ver nas casas, praças e até na comida todos os traços destas influências.

Gramado - um pouco de história

O povoado de Gramado, conforme descobrimos no site Gramado.art.br, teve início com José Manuel Corrêa e Tristão José Francisco de Oliveira que, em 1875, fixaram residência no local. Posteriormente, os colonos italianos e alemães chegaram à região, que servia de passagem para muitos tropeiros.

Durante o percurso, esses tropeiros faziam algumas paradas para descansar ou para alimentar os animais. Essas paradas eram feitas em áreas de campos verdes, em gramados. É daí que vem, segundo fontes históricas, o nome da cidade.


Como chegar a Gramado vindo de Porto Alegre

Para quem vai ao Rio Grande do Sul de avião, como foi o nosso caso, é possível descer em dois aeroportos: o de Caxias do Sul (distante 66 quilômetros de Gramado) ou o Internacional Salgado Filho, de Porto Alegre (125 quilômetros). 

Mas, embora Caxias do Sul esteja mais perto de Gramado, a melhor opção - pelos preços das passagens, opções de voos e de companhias aéreas - é o de Porto Alegre. 

Da capital até Gramado são cerca de 2 horas, passando pelas BR RS-115 e RS-239. E você pode ir de carro, de ônibus ou contratando uma empresa de transfer.


De carro - Chegando a Porto Alegre, você tem diversas opções para se deslocar. Uma delas é alugar um carro. Nós temos como sugestão a RentalCars (nossa parceira). Para o período de 8 dias - em janeiro, que foi o de nossa viagem - daria o valor de R$ 417 (valor pesquisado em janeiro de 2016). A RentalCars é ótima. O site está em português e eles oferecem, gratuitamente, cancelamento, alterações, proteção contra roubos e coberturas de danos de colisão. Se você quiser ter mais liberdade para ir e vir lá em Gramado e nas cidades vizinhas, vale muito a pena.

Empresa de transfer Pode ainda contratar uma empresa de transfer, como foi o nosso caso. Nós sugerimos a Brocker Turismo, que foi nossa grande parceira nesta viagem. Além do transfer, ela comercializa vários passeios e ingressos para eventos e parques. Contamos um pouco sobre a empresa neste post bacana sobre a Brocker

De ônibus - os ônibus da viação Citral  são os que fazem a ligação, diariamente, entre o aeroporto de Porto Alegre e as cidades de Gramado e Canela. Em março de 2017, a passagem estava custando R$ 42,05 na categoria executiva.

O que fazer em Gramado - Rio Grande do Sul

E agora, o principal: o que fazer nesta cidade linda de Gramado? Como disse, são várias as atrações. Tem opções para todas as idades, gostos, bolsos e perfis de viajante.

Eu vou dividir esse post em dois - parte 1 e parte 2 - porque quando comecei a escrever, percebi que uma matéria só não seria suficiente, kkkk. Neste de hoje, vamos reunir 24 atrações gratuitas para curtir com toda a família. O segundo será: 18 lugares para visitar - museus e parques (parte 2).


Um dos lugares que reúne várias atrações para se visitar em Gramado é o centrinho. Não é possível ir até lá sem andar, tranquilamente, pelas rua Borges de Medeiros ou avenida das Hortênsias. Ou ainda pelas ruas no entorno, onde estão concentrados alguns dos importantes pontos turísticos da cidade, como a Igreja de São Pedro, a Igreja do Relógio, o Palácio dos Festivais, a Rua Coberta, o Mini Mundo, a Rótula das Bandeiras ou o Lago Joaquina Rita Bier.


Mapa de Gramado RS
Mapa de Gramado, Rio Grande do Sul



1 - Igreja Matriz de São Pedro 
A igreja foi idealizada no estilo romano e construída com 78 mil pedras basálticas. Uma das coisas que mais nos chamou a atenção foi o seu tamanho imponente. São 46 metros de altura apenas da torre. E os vitrais? Eles reproduzem diversas passagens da vida de Jesus com São Pedro. São muito lindos. O sino, belíssimo, pesa 1 tonelada e é feito de bronze, estanho e aço. 


Igreja Matriz de São Pedro - Gramado - RS
Igreja de São Pedro, Gramado, RS

Igreja Matriz de São Pedro - Gramado - RS
Igreja de São Pedro, Gramado, RS

Teve sua construção iniciada em 1943 e concluída em oito anos. Mas, o curioso é que ela foi inaugurada em 29 de junho, dia de São Pedro (padroeiro da cidade), um ano antes, em 1942, quando ainda era de madeira. 

Para quem quiser assistir a alguma das missas, elas são celebradas na Matriz todos os dias.
  - De segunda a sábado -  às 18:30
  - Domingos - às 7:30, 10:30, 17 horas e 18:30

Nós assistimos à uma missa na noite de sexta-feira e gostamos bastante.


Igreja Matriz de São Pedro - Gramado - RS
Missa na Igreja de São Pedro, Gramado, RS

Funciona: a igreja fica aberta todos os dias das 7:30 às 21 horas        
Endereço: Avenida Borges de Medeiros, 2659 - centro
Valor: gratuito
Telefone: +55 54 3286-1187

2 - Igreja do Relógio
Inaugurada em 1953, a Igreja do Relógio, ou Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, tem como principal diferencial um sino, fundido na Alemanha em 1826, e relógios com quatro faces. É muito bacana e vale, pelo menos, uma paradinha para fotos.

Igreja do relógio - Gramado -RS
Igreja do Relógio, Gramado, RS


Funciona: diariamente - das 14 às 18 horas.
Endereço: Rua Martin Lútero, s/n - centro
Valor: gratuito
Telefone: +55 54 3286-1061

3- Fonte do amor eterno
A fonte fica atrás da igreja Matriz de São Pedro e é similar à da Italia, a Fontana Di Trevi, onde os casais prendem um cadeado com seus nomes para selarem o amor. A construção da fonte foi uma ação do projeto Gramado Amado, em 2013, e vale uma passadinha para fotos!

Sem contar que ela fica em um espaço muito charmoso com lojas, restaurantes e lanchonetes ao redor.

Fonte do amor eterno - Gramado

Fonte do amor eterno - Gramado


4 - Rua coberta 
Com cem metros de extensão, a Rua Coberta (coberta mesmo, com telhado transparente, forrado de plantas trepadeiras) é o ponto de encontro de quem está passeando por Gramado. Ela fica entre a avenida Borges de Medeiros e a rua Garibaldi.


Rua Coberta - Gramado - RS


Mas o que tem nessa rua coberta? Lojas, restaurantes e cafés, com mesas espalhadas ao ar livre. Alguns artistas de rua também se apresentam no local, como um saxofonista e um pintor de tela.

É um charme e um lugar imperdível! Logo em frente está localizado o Palácio dos Festivais. Então, não tem erro! 

É nesta rua que também são realizados diversos eventos, como algumas apresentações do Natal Luz (pena não termos tido a oportunidade de visitar a cidade nesta época. Dizem que é lindo. Ela fica toda enfeitada. Mas você pode ler mais sobre o Natal Luz no site oficial ou nos blogs Devaneios de Biela e Vambora!).

Funciona: aberta todo os dias. Lojas abertas até às 19 horas. Cafés e restaurantes, até à meia-noite.
Endereço: Rua Madre Verônica (rua Coberta) - centro
Valor: acesso livre

5 - Palácio dos Festivais - Cine Embaixador
Para quem é fã de cinema como a Danubia, um dos locais imperdíveis para se conhecer em Gramado é o Palácio dos Festivais. É lá que acontece o Festival de Cinema de Gramado, o maior da América Latina. O evento é realizado em agosto e atrai milhares de artistas famosos. Na época do Festival, tem até tapete vermelho, igual ao do Oscar, para o caminho das estrelas. 

Palácio dos Festivais - Gramado - RS


Na entrada Palácio tem uma estátua do Kikito, o prêmio entregue aos melhores do festival.


Palácio dos Festivais - Gramado - RS


Andando pelas calçadas próximas ao Palácio, também é possível ver algumas placas de cimento com as mãos de famosos que já passaram pelo local. Tinha Antônio Fagundes, Eva Wilma, Selton Melo, Barbara Paz, Sandy e outros.

Calçada da fama - Gramado - RS


Mas o que tem no Palácio quando não está acontecendo o Festival? Então, nos outros meses, diversos filmes latinos e brasileiros são exibidos aos finais de semana e, diariamente, na alta temporada, como em janeiro.

Funciona: sessões às sextas, sábados e domingos - às 20:30. Nos meses de janeiro, fevereiro e julho - todos os dias, às 20:30
Endereço: Avenida Borges de Medeiros, 2697 - centro
Telefone: +55 54 3286-1058

LAGOS
6 - Lago Joaquina Rita Bier 
Outro lugar bacana para se passar algumas horinhas em Gramado é o Lago Joaquina Rita Bier. Ele é artificial, com 17 mil metros quadrados, e fica bem pertinho da Rodoviária de Gramado, do Mini Mundo e, praticamente, junto a Rótula das Bandeiras.

No dia de nossa visita (23 de janeiro), não deu para tirar fotos bacanas, pois a estrutura do Natal Luz, (que havia sido encerrada em 17 de janeiro) estava sendo desmontada. Mesmo assim, valeu a visita.

No Natal Luz, o Lago é sede do evento Nativitaten, uma ópera a céu aberto, com luzes, fogos e apresentação de coral. 


Lago Joaquina Rita Bier - Gramado - RS


Funciona: diariamente
Endereço: Rua Leopoldo Rosenfeld - centro
Valor: acesso livre

Outro lugar que não pode ficar de fora do seu roteiro em Gramado é o Lago Negro. Ele tem esse nome devido aos pinheiros que foram importados da Floresta Negra, na Alemanha. Essas árvores margeiam o lago, criando uma sombra na água que fica com a tonalidade de um verde escuro. As hortênsias azuis e as azaleias dão um toque charmoso ao lugar. É lindo!!! 


Lago Negro - Gramado - RS
Lago Negro - Gramado, Rio Grande do Sul

Lago Negro - Gramado - RS
Lago Negro - Gramado, Rio Grande do Sul

Funciona: aberto todos os dias - 24 horas. Os pedalinhos funcionam das 8:30 às 18 horas.
Endereço: Rua A. J. Renner - Planalto
Valor: entrada no parque - gratuita
           pedalinhos - R$ 20 (cisne) e R$ 30 (caravela) - preços de janeiro de 2016
Telefone: +55 54 9975-7444

PRAÇAS
8 - Praça Major Nicoletti
Como não poderia deixar de ser, Gramado é repleta de praças lindíssimas, floridas e bem cuidadas. Uma delas é a Major Nicoletti, em frente à Igreja Matriz de São Pedro, inaugurada em 1936. 

Nela, é possível apreciar, além de todo o seu charme, 12 estátuas dos apóstolos, em tamanho natural.


Praça Major Nicoletti - Gramado - Rs

É na Praça Major Nicoletti que também está instalado o famoso relógio/temperatura, onde todo mundo faz uma paradinha para a foto tradicional, principalmente no inverno, quando as temperaturas caem bruscamente.

Mas no verão também vale uma foto, já que não é de se esperar ir a Gramado e pegar temperaturas na casa dos 30 graus ou mais, como foi o nosso caso.

Relógio - temperatura - Gramado - RS

Relógio - temperatura - Gramado - RS
Estava um calor danado (34 graus). Aí, choveu e ficou assim!!!

Funciona: diariamente
Endereço: Praça Major Nicoletti - centro
Valor: acesso livre

9 - Rótula das Bandeiras
Pertinho do Lago Joaquina Rita Bier está a Rótula das Bandeiras. Uma praça onde estão hasteadas as bandeiras dos estados brasileiros. Logo a frente, uma réplica do troféu Kikito, aquele que é entregue aos vencedores do Festival de Cinema de Gramado.


Rótula das Bandeiras e estátua do Kikito - Gramado - RS

Funciona: diariamente
Endereço: Praça Leopoldo Rosenfeld - centro
Valor: acesso livre

10 - Praça das Etnias (ou Praça das Comunicações)
Gramado é muito colorida, repleta de natureza e praças. Além da praça da Rótula das Bandeiras e da Major Nicoletti, onde está a Igreja de São Pedro, outra praça muito linda e que vale, pelo menos, uma paradinha para fotos é a Praça das Etnias, ou também chamada Praça das Comunicações. Ela fica ao lado da rodoviária e sedia diversos eventos como a Feira do Livro e a Festa da Colônia.


Praça das Etnias - Gramado - RS
Praça das Etnias, Gramado, Rio Grande do Sul

É também na praça das Etnias que está a Casa do Colono.
Funciona: aberto todos os dias - 24 horas. 
Endereço: Avenida Borges de Medeiros - centro
Valor: acesso livre
Telefone: +55 54 3036-0389

11 - Casa do Colono
A Casa do Colono, como disse acima, fica na Praça das Etnias e é um lugar onde são vendidos diversos produtos típicos, feitos de forma artesanal pelos gaúchos, como pães, roscas, biscoitos, doces, chocolates, geleias, vinho, chimarrão e uma infinidade de outras delícias.

Aos finais de semana, os colonos assam as quitandas no fogão a lenha para que os turistas possam observar e comprar, é claro!


Casa do Colono - Gramado - RS

Funciona: de segunda a sexta - das 9 às 12 e das 13 às 18:30
                 sábados, domingos e feriados - das 9 às 18:30
Endereço: Avenida Borges de Medeiros - Praça das Etnias - centro
Valor: acesso livre
Telefone: +55 54 3036-0389

12 - Belvedere - Vale do Quilombo
Com 850 metros de altitude, o Belvedere é um mirante de onde é possível ter uma vista privilegiada do Vale do Quilombo.

Fica pertinho da Aldeia do Papai Noel, na avenida das Hortênsias. Para quem está seguindo em direção à Canela, fica do lado direito. 


Belvedere - Vale do Quilombo - Gramado - RS


Possui uma grade de proteção, onde são colocados cadeados, igual em Paris. É bem bacana e vale uma paradinha para contemplar a natureza. Aliás, já ouvi e li isso milhões de vezes, Gramado - até pela herança de seu nome - é a personificação da natureza. Ela está estampada em todo canto para onde você olhe: nas azaleias, nas hortênsias, nos vales, nos lagos e nos parques.

Funciona: todos os dias
Endereço: Avenida das Hortênsias, s/n - centro
Valor: acesso livre

PÓRTICOS
13 - Via Taquara
Avistado por quem entra em Gramado pela via Taquara (Rodovia RS 115), este pórtico foi inaugurado em 8 de junho de 1991 e possui estilo normando.


Pórtico via Taquara - Gramado - RS


14 - Via Nova Petrópolis
Já o pórtico de entrada da cidade, para quem chega via Nova Petrópolis (Rodovia RS 235), foi construído em estilo bávaro e inaugurado em 6 de janeiro de 1973. Um dos destaques, além da beleza do pórtico, é o seu entorno, repleto de jardins e flores. É muito lindo e vale a pena uma paradinha para a tradicional foto.


Pórtico via Nova Petrópolis - Gramado - RS


15 - Vinícola Ravanello
Se você é fã de vinhos e espumantes, então Gramado é o lugar certo. A cidade - e algumas outras em seu entorno, como Canela e Bento Gonçalves - é tradicional na produção da bebida. A combinação de dias quentes e noites frescas da região, proporciona a condição ideal para a vinicultura. 

E um dos locais mais conhecidos e visitados é a Vinícola Ravanello, que fica em frente ao parque Snowland. A vinícola é uma empresa familiar, iniciada em 2005 e inaugurada em 2010 por Normélio Ravanello e sua esposa Rosa Maria.


Vinícola Ravanello - Divulgação
Foto: divulgação

O vinhedo possui 2,4 hectares e produz 70 mil litros por ano. Está aberto à visitas guiadas que duram em torno de 45 minutos, tempo em que o turista conhece todas as etapas da produção, como cultivo, colheita e estocagem dos vinhos. 

Durante a visita, é possível degustar alguns vinhos e adquirir produtos produzidos no local.

Funciona: de segunda a sábado - das 9:30 às 12 horas e das 13:30 às 17:30 horas. 
                 Visita guiada: 10 horas, 11 horas, 14 horas, 15 horas e 16 horas
Endereço: RS 235 - km 28,3 - Carazal - sentido Nova Petrópolis
Valor: visita com degustação - R$ 20; só visita - gratuito
Telefone: +55 54 9668-6400


16 - Cristais de Gramado
Pioneira na produção de cristais no Rio Grande do Sul e referência nacional, a Cristais de Gramado foi inaugurada em 2002.

Utilizando-se da técnica italiana di murano (que consiste em moldar o cristal a partir do sopro e de movimentos manuais), a fábrica produz peças lindíssimas, como vasos, copos, taças, jarras, anéis, brincos, entre outras. 


Cristais de Gramado - RS



Durante a visita, o turista pode presenciar a produção das peças aos vivo (nós acompanhamos a produção de um jarro em menos de sete minutos. Foi muito bacana!!!) ou adquirir alguns dos 18 mil modelos de semijoias em pedra natural, zircônia e cristal murano disponíveis na loja.


Cristais de Gramado - RS

A loja também conta com transporte gratuito, levando e trazendo os visitantes até os hotéis de Gramado e Canela. 

Nossa visita até a Cristais de Gramado aconteceu dentro do tour Nova Petrópolis e Compras, da Brocker Turismo. O Bus Tur (ônibus turístico) também tem um ponto em frente à loja.

Funciona: segunda a sábado - das 8:30 às 12 horas e das 13:30 às 17 horas. 
                 loja: diariamente - das 8:30 às 18 horas
Endereço: rodovia RS 115 - km 36 - Várzea Grande 
Valor: gratuito
Telefone: +55 54 3036-1200
Site: www.cristaisdegramado.com.br

17 - Fábrica de Chocolates Prawer
É a primeira fábrica artesanal do Brasil, com mais de 40 anos. O bacana é que você pode chegar e visitar a fábrica sem agendar, gratuitamente. 


Chocolates Prawer - Gramado - RS



A visita é uma passeio gastronômico delicioso. Você consegue acompanhar de perto as etapas da produção e, ao final, comprar centenas de gostosuras em barra, no caneco, em formato de personagens e muito mais. É muita tentação para quem gosta de chocolate.


Chocolates Prawer - Gramado - RS


A história da fábrica começou em 1975, com Jayme Prawer. Ele e mais três artesãos iniciaram esta que se tornou uma das marcas mais famosas de Gramado. Ao todo, são quatro lojas em Gramado e outras em várias cidades do Brasil. 


Chocolates Prawer - Gramado - RS

Em Gramado, além da loja da fábrica, tem uma muito linda na Rótula das Bandeiras, outra na avenida Borges de Medeiros e uma muito charmosa na Rua Coberta, que tem o nome de Casa da Velha Bruxa.

Funciona: Loja - das 8 às 18:30 horas.
                 Visitação - segunda a sexta das 9 às 11 horas e das 14 às 16 horas
Endereço: avenida das Hortênsias, 4100 (endereço da Fábrica)
Valor: gratuito
Telefone: +55 54 3286-1580
Site: www.prawer.com.br

18 - Prefeitura Municipal
Outro cartão-postal de Gramado é o prédio da Prefeitura. Com arquitetura peculiar, típica da cidade, o local sedia o administrativo desde 16 de fevereiro de 1973. 


Prefeitura de Gramado - RS

Em frente, tem uma pracinha linda, toda florida. É um charme!

Funciona: de segunda a sexta das 8 às 11:30 horas e das 13:30 às 17:30 horas
Endereço: Avenida das Hortênsias, 2029 - centro
Valor: acesso livre
Telefone: +55 54 3286-0200
Site: www.gramado.rs.gov.br


19 - Alemanha Encantada
O parque é um espaço que retrata os famosos Contos dos Irmãos Grimm, através de cenários inspirados em histórias clássicas, como Rapunzel e os Músicos de Bremen

O local conta com uma torre de 20 metros de altura, com elevador panorâmico, onde o visitante tem a oportunidade de ver o Lago Negro, logo a frente. Sem contar que esta torre reproduz o quarto da Rapunzel, incluindo uma boneca caracterizada e em tamanho natural da personagem. 


Alemanha Encantada - Gramado - RS



Para quem também quer aproveitar o passeio para provar a culinária alemã, este é o lugar certo, já que o parque conta com espaço de gastronomia, chamado de Biergarten, com chopes e pratos típicos.

Funciona: todos os dias (exceto quarta-feira) - das 10 às 18 horas
Endereço: rua Bruno Ernesto Riegel, 713 - em frente ao Lago Negro 
Valor: gratuito (Torre da princesa: adultos - R$ 8; crianças: R$ 4)
Telefone: +55 54 3286-2968 
Site: www.alemanhaencantada.com.br

20 - Le Jardim Parque de Lavanda
Criado em 2006, o Parque tem o objetivo de divulgar a Lavanda e seus objetivos terapêuticos. Possui jardins inspirados nos Estados Unidos e na Europa, além de estufa, loja de lembrancinhas e um café.

Le Jardim Parque de Lavanda


Funciona: de terça a domingo -  das 9:30 às 17:30 horas. Durante o horário de verão - das 10 às 18 horas.
Endereço: rodovia RS 155 - km 37 - Várzea Grande
Valor: gratuito 
Telefone: +55 54 3286-4280

21 - Play House Florybal
Mais um espaço dedicado ao chocolate. Possui decoração que chama atenção, com bichos e personagens na fachada. Além da loja com diversos produtos, o Play House ainda conta com pista de patinação no chocolate e território dos horrores (atrações que são pagas à parte).
Funciona: diariamente, das 9 às 19 horas
Endereço: Don Luiz Guanella, 264 
Valor: gratuito (atrações, como patinação e território dos horrores, pagas à parte)
Telefone: +55 54 3282-9279
22- Espaço Cultural Museu do Trem
Espaço destinado a resgatar a história da malha ferroviária que chegou a Gramado nos anos 20. A restauração do prédio, que sediava a antiga Estação Férrea Várzea Grande, e a organização do acervo foram realizadas em 2008. O museu conta com fotos, móveis e objetos que recontam essa história.
Funciona: de segunda a sexta  - das 9 às 11:30 horas e das 13:30 às 17 horas
Endereço: Rua Viação Férrea, 165
Valor: gratuito
Telefone: +55 54 3288-2298

23 - Museu do Perfume Fragram
Com mais de 450 frascos de perfume mundial, o museu é o primeiro do Brasil e traz um pouco da história, dados e curiosidades sobre o produto que atrai homens e mulheres do mundo inteiro. O espaço conta com loja, fábrica e o museu.
Funciona: diariamente, das 9 às 18 horas
Endereço: Avenida das Hortênsias, 3662 
Valor: gratuito
Telefone: +55 54 3286-2719
24 - Gramado Golf Clube
Um os mais bonitos do Brasil, o Gramado Golf tem entrada livre e vai agradar aos amantes deste esporte.
Funciona: terça a domingo - das 8 às 18 horas 
Endereço: Estrada Mato Queimado, km 07
Valor: gratuito
Telefone: +55 54 3286-2119
Sitewww.gramadogolf.com.br



selo D&D Mundo Afora no Rio Grande do Sul



Parceria
A viagem das integrantes do D&D Mundo Afora até o Rio Grande do Sul contou com parcerias de várias empresas, que nos concederam cortesias nas entradas das atrações, transfertickets do Bus Tour, café colonial e jantar, hospedagem e ingressos para cities tours. Apesar disso, as informações, opiniões e avaliações relatadas em todos os posts sobre a viagem são inteiramente pessoais e refletem as reais experiências vivenciadas pelas integrantes do blog, sejam elas positivas ou negativas.

NOSSOS PARCEIROS NO RS



selo D&D Mundo Afora no Rio Grande do Sul


8 comentários:
  1. Eu conheci Gramado em julho do ano passado e AMEI! Que delícia de lugar... muitos passeios, tanto gratuitos quanto pagos, para se fazer, em Gramado e em Canela - tem programação pra ocupar semana inteira fácil!
    E os chocolates quentes então? Hummmm voltei com 2 kg a mais da viagem! kkkk
    Super recomendo esse destino!


    Beijos!

    Clá | http://www.umagarotacarioca.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza. tem atrações para muitos dias..... e os cafés da manhã?? maravilhosos. quero voltar em breve..

      Excluir
  2. Muito lindo... Gostaria de conhecer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale a pena. tem muita coisa linda e a cidade é perfeita....

      Excluir
  3. Obrigada pelas dicas... Irei este ano passear lá e anotei td as dicas... vale super a pena!!! ao ar livre ou as atrações fechadas... na expectativa ja daquele lugar maravilhoso dos sonhos... obrigada mais uma vez!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você vai amar! Gramado é um sonho de lugar!!!!!

      Excluir
  4. Bom Dia, Vou estar em gramado para assistir os espetáculos do Natal Luz e gostaria de algumas dicas onde comprar os ingressos e se a prefeitura vai disponibilizar transporte para o local que será na Expogramado vou ficar hospedada no centro próximo a rodoviária.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi. Os ingressos podem ser comprados aqui no site mesmo. Temos parceria com empresa que comercializa os ingressos. É totalmente seguro e bem prático. tem esse link e lá no site tem outras opções. Algumas atrações já têm o transporte incluso.

      https://www.belaviagem.com/coisaslegaisprafazer/idadv:905091/filtros:natal/nome:

      Excluir

Topo da página