15 de fevereiro de 2016
Textual description of firstImageUrl

MG - Passeio no trem Maria Fumaça - São João del Rei à Tiradentes

Post atualizado em 25 de agosto de 2016
Passeio no trem Maria Fumaça - São João del Rei à Tiradentes


Passeio de Trem Maria Fumaça - São João del Rei até Tiradentes - MG

Por Daniela Almeida
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES POR E-MAIL

"Piuí. Café com pão, café com pão, café com pão". 

Foi com "sons" como esses, produzidos por um apito de trem, que começamos nossa "viagem no tempo" dentro da Maria-Fumaça, que liga as históricas cidades de São João del Rei e Tiradentes, em Minas Gerais.

Estação de Trem em São João del Rei
Estação em São João del Rei

Eu já tinha feito esse passeio em 1997 (durante uma excursão da escola) e agora voltei com mamis e Danubia, durante o II Encontro de Inverno de Blogueiros de Viagem (#eibv2), que aconteceu em agosto de 2015.


Percurso
O percurso entre São João del Rei e Tiradentes é de apenas 12 quilômetros e, para percorrê-los, a locomotiva - única do mundo de bitola 0,76 - gasta em torno de 40 minutos (os vagões são puxados a uma velocidade de 30 quilômetros por hora por uma antiga locomotiva Baldwins, fabricada nos Estados Unidos no final do século XIX). Durante esse tempo, vamos apreciando uma paisagem maravilhosa, com animais, fazendas, montanhas, rios e riachos.

Boa parte do percurso é margeada pela Serra São José e pelo Rio das Mortes, porém, nem tudo são flores neste caminho. Da janela do trem, o turista também acaba conhecendo - ainda que apenas de passagem - um outro lado da cidade: a pobreza escondida da parte histórica do município.

MG - Passeio no trem Maria Fumaça - São João del Rei à Tiradentes


Também é curioso observar como as pessoas que moram ao longo da ferrovia saem de suas casas - assim que escutam o apito da locomotiva - apenas para ver o trem passar ou dar um "tchauzinho" para os passageiros.

Passeio no trem Maria Fumaça - São João del Rei à Tiradentes


Depois de 40 minutos de um balanço lento e tranquilo, chegamos à Tiradentes, onde dezenas de pessoas já aguardavam na estação para retornarem à São João del Rei.

Passeio no trem Maria Fumaça - São João del Rei à Tiradentes

Passeio no trem Maria Fumaça - São João del Rei à Tiradentes
Foto tirada pela Fabrícia do receptivo Rumos em Rotas

Virada da locomotiva
E, antes de começarmos nosso passeio pela cidade de Tiradentes, ainda foi possível ver a mudança de direção da locomotiva na rotunda. Nós nunca tínhamos visto e achamos muito interessante.

Tudo começa quando a locomotiva é desengatada e, de ré, transferida para outra linha, chegando até o espaço da rotunda. Então, funcionários da ferrovia empurram com as mãos o mecanismo da plataforma para que ela possa virar a locomotiva para o sentido contrário. Já virado, o trem volta de ré, retorna até os trilhos onde estão os vagões e se engata nos mesmos.

Rotunda Passeio no trem Maria Fumaça - São João del Rei à Tiradentes


O trem
Nossas impressões desta viagem são muito boas. É uma viagem tranquila, muito pitoresca e é um passeio que se repete há mais de cem anos, uma vez que, em 1880, nascia a Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM), ligando as cidades de Antônio Carlos e Barroso. Um ano depois, a sede da EFOM passou a ser em São João del Rei, onde é até hoje.

MG - Passeio no trem Maria Fumaça - São João del Rei à Tiradentes


Os bancos da Maria Fumaça são de madeira e um "tantinho" apertados. Apesar disso, é um passeio tão rápido e nós estávamos tão entretidos, conversando com os outros blogueiros e apreciando a paisagem, que o aperto acabou ficando em segundo plano.

MG - Passeio no trem Maria Fumaça - São João del Rei à Tiradentes


Curiosidade
Você sabia que a Estrada de Ferro Oeste de Minas entrou para o Guiness Book, em 1996, como sendo o trem de passageiros mais antigo em funcionamento no Brasil?

Pois é!! E é em São João del Rei que está localizado o maior centro de preservação da memória ferroviária nacional e um dos mais importantes do mundo (dados extraídos do site http://www.sjdr.com.br/historia/lendas/).

Aliás, todo o complexo formado pelos prédios e pela linha férrea até Tiradentes é considerado o maior conjunto histórico ferroviário dinâmico do mundo. 


Passeio de Maria Fumaça São João del Rei à Tradentes - Minas Gerais

Funciona: sexta, sábado e domingo

Partidas São João del Rei:
Endereço da Estação: Rua Hermílio Alves, 366 - Centro
Sexta: às 10 horas e às 15 horas
Sábado: às 10 horase às 15 horas
Domingo:às 10 horas e às 13 horas

Partidas Tiradentes:
Endereço da Estação: Praça da Estação, s/n - Centro
Sexta:às 13 Horas e às 17 Horas
Sábado: 13 Horas e às 17 Horas
Domingo:às 11 horas e às 14 horas

Valor: R$ 50 (só ida) e R$ 60 (ida e volta) - valor atualizado em 25 de agosto de 2016.
Obs. Crianças de seis a 12 anos e idosos acima de 60 anos pagam meia

Sitewww.trilhosdeminas.com.br


Parceiro
O D&D Mundo Afora passeou de Maria Fumaça entre São João del Rei e Tiradentes a convite do receptivo Rumos em Rotas, parceira do II Encontro de Inverno de Blogueiros de Viagem. Apesar disso, as informações, opiniões e avaliações aqui relatadas são inteiramente pessoais e refletem as reais experiências vivenciadas pelas integrantes do blog, sejam elas positivas ou negativas.

As vozes dos sinos de São João del Rei, em Minas Gerais

Nenhum comentário:
Postar um comentário

Topo da página

Receba nossas novidades em primeira mão

BAIXE GRÁTIS TAG's DE MALA PERSONALIZADAS