11 de setembro de 2015
Textual description of firstImageUrl

City Tour em Cuzco - Templo do Sol, Catedral, Q'enqo, Tambomachay e Saqsayhuaman

Post atualizado em 04 de agosto
Cuzco Peru

City Tour em Cuzco - Templo do Sol, Catedral, Q'enqo, Tambomachay e Saqsayhuaman

Por Daniela Almeida
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES POR E-MAIL


Quem acompanha o blog sabe que visitamos o Peru em 2012. Em outros dois posts, nós já contamos como foi nosso primeiro dia em Cuzco, quando conhecemos a Pedra dos 12 ângulos, o Mercado de San Pedro, o Centro de Artesanal, a Praça de Armas e um pouco da rotina dos peruanos. E também como foi o nosso passeio a Machu Picchu.

Hoje, vamos detalhar um pouco mais os lugares que visitamos, através do city tour contratado com a Machu Picchu Brasil. Nosso roteiro neste primeiro dia de tour incluiu visitas ao Templo do Sol, à Catedral de Cuzco e às ruínas de Q'enqo, Tambomachay e Saqsayhuaman.

Templo do Sol

Como disse no outro post, nós chegamos atrasados ao hotel e, por isso, tivemos que ir a pé, junto com o guia, até o Templo do Sol. Ainda bem que era perto: o templo fica próximo à Praça de Armas, que também é pertinho do lugar onde nos hospedamos (o hotel Dom Bosco). 

O Templo do Sol, ou Ccoricancha / Qorikancha (em Quíchua), foi erguido sobre uma rocha pelo imperador Pachacuti para a realização de rituais e oferendas ao deus sol. Seu nome significa templo dourado ou lugar fechado de ouro: Qori (ouro trabalhado) e Kancha (espaço ou lugar fechado).

Em 2012, a entrada do Templo custava US$ 3 por pessoa.

O espaço, onde os invasores espanhóis ergueram a Igreja de Santo Domingo, era composto pelo Templo do Sol (templo principal, onde os corpos dos filhos do sol eram embalsamados);
Templo da Lua (onde eram guardadas as múmias das mulheres dos incas ou mulheres dos Coyas, como eram chamadas); 
Templo Illapa (dedicado aos trovões e raios); 
Templo K'uychi (templo dedicado ao arco-íris); 
Templo de Vênus e estrelas (espaço dedicado ao culto à Vênus e à todas as estrelas); 
IntiPanpa (planície do sol ou uma grande praça. Era um espaço de circulação dos incas em direção à ao templo do Sol); 
Jardim Solar (lugar onde eram depositadas as oferendas ao deus sol. As oferendas eram feitas de ouro e prata e em tamanho natural, como esfinges de crianças, utensílios, entre outros); 
Fontes (na época dos incas, havia cinco fontes no Templo do Sol, que serviam para lavar sacrifícios ou regar hortas).

Atualmente, após a invasão dos espanhóis e terremotos, restaram apenas as ruínas deste que foi um dos locais mais importante dos incas, em Cuzco.

Templo do Sol - Cuzco - Peru

Catedral de Cuzco

Do Templo do Sol, seguimos, também a pé, até à Catedral de Cuzco ou Catedral Basílica da Virgem da Assunção, uma das mais belas das Américas, com seu interior todo dourado e abrigando um grande acervo de obras do barroco espanhol. É uma igreja deslumbrante, mas não é permitido fotografar o seu interior. 

Em 2012, a entrada custava US$ 9 por pessoa.

A igreja tem 12 capelas e três naves!! Abriga os templos do Triunfo e da Sagrada Família.

Catedral de Cuzco - Peru

Catedral de Cuzco - Peru

Ruínas de Q'enco

Q'enco está localizada a 4 quilômetros de Cuzco e possui 4 mil metros quadrados. O lugar era destinado à realização de cerimônias de culto ao sol, à lua e às estrelas. Durante o passeio, foi possível ver (do que restou): a sala mortuária, o anfiteatro e o laboratório astronômico.

Ruínas de Q'enco Peru

Tambomachay

Era conhecida como o Templo das Águas pelos incas e está localizada a 3675 metros acima do nível do mar e a oito quilômetros de Cuzco. Segundo estudos, o lugar foi erguido por volta de 1500 d.C. Seu nome quer dizer lugar de descanso na língua quíchua.

Tambomachay - Peru

Saqsayhuaman

Um dos templos mais importantes de Cuzco. Tem quatro mil metros quadrados de extensão e foi fundado por Pachacuti como fortaleza para impedir a invasão dos inimigos, em 1438.

O lugar é lindo. Foi construído com pedras que chegam a pesar 350 toneladas, perfeitamente encaixadas umas nas outras, e com muralhas em ziguezague. Eu amei este lugar. Tiramos fotos maravilhosas e tem uma vista incrível.

Seu nome quer dizer falcão satisfeito. Na verdade, Cuzco foi construída no formato de Puma, o guardião das coisas terrenas na cultura inca, e Saqsayhuaman era cabeça do animal Puma.

Saqsayhuaman - Peru

Saqsayhuaman - Peru


4 comentários:
  1. Que legal suas fotos!

    http://gotadechampagne.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nossa, parece um ótimo lugar pra se conhecer. Espero ir um dia!

    www.malusilva.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cuzco é muito lindo... Você vai gostar!!!!

      Excluir

Topo da página