21 de agosto de 2015
Textual description of firstImageUrl

II Encontro de Inverno de Blogueiros de Viagem - São João del Rei

Post atualizado 14 de julho de 2016
II Encontro de Inverno de Blogueiros de Viagem - São João del Rei
Foto oficial do II Encontro de Inverno de Blogueiro de Viagens (#eibv2). Foto tirada pela Fabricia do Rumos em Rotas


II Encontro de Inverno de Blogueiros de Viagem - São João del Rei - Minas Gerais

Por Daniela Almeida
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES POR E-MAIL

#eibv2 - Nós do D&D Mundo Afora acabamos de participar do nosso primeiro encontro de blogueiros. O II Encontro de Inverno de Blogueiros de Viagem aconteceu de 14 a 16 de agosto, em São João del Rei e Tiradentes, cidades históricas de Minas Gerais.

II Encontro de Inverno de Blogueiros de Viagem - São João del Rei
Quase cinco horas de viagem até São João del Rei

Antes de mais nada, temos que destacar que foi um evento bacana. Muito organizado, com uma programação maravilhosa e ótimas companhias. Conhecemos outros blogueiros que, assim como nós, são apaixonados por viagem. Pessoas que já admirávamos virtualmente agora fazem parte da nossa lista de amigos!!!

II Encontro de Inverno de Blogueiros de Viagem - São João del Rei

II Encontro de Inverno de Blogueiros de Viagem - São João del Rei

II Encontro de Inverno de Blogueiros de Viagem - São João del Rei


O Encontro
O evento, que foi organizado pelo Antônio Rômulo, do blog Retrip, começou na sexta-feira à noite (dia 14), mas, como nós só chegamos no sábado pela manhã, perdemos algumas (poucas) atividades. As realizadas na sexta e as primeiras do sábado, que foram:

- conhecer o processo de fabricação de peças em estanho. Ficamos sabendo pelos outros blogueiros que os produtos são lindos e só são produzidos em São João del Rei.

II Encontro de Inverno de Blogueiros de Viagem - São João del Rei


Apesar de não ter participado da atividade, a empresa Imperial Estanho, que foi uma das parceiras do evento, nos presentou (e a todos os demais blogueiros) com um copinho feito em estanho para guardar de lembrança! Muito obrigada.

Imperial Estanhos São João del Rei
Brinde oferecido pela Imperial Estanho

Degustação de Cachaça;
Apresentação do receptivo Rumos em Rotas de São João del Rei, outro parceiro que foi responsável por nos guiar entre os atrativos nas duas cidades;
- Palestra com a querida Cris Marques, do blog Dentro do Mochilão. A Cris falou sobre como transformou o blog em seu trabalho atual. Na verdade, deu tempo de pegar os últimos cinco minutinhos da apresentação dela e já deu para perceber que foi maravilhosa. Ah, o mais legal foi saber que, há dois anos, ela não tem casa. Vive viajando pelo mundo afora.

Blog Dentro do Mochilão

Nosso roteiro no Encontro de Blogueiro

Nossa programação na cidade começou quando chegamos à Pousada Buonabitacolo para fazer o check in.  Em seguida, nos dirigimos até o Garden Hill Resort, que é, praticamente, ao lado da Pousada, na entrada de São João del Rei, para participar do evento oficial. 

Como falei, ainda deu tempo de assistir aos momentos finais da palestra da Cris e, em seguida, a do Fábio Lima, do blog Intrip. Ele deu dicas bem legais de como fazer uma apresentação para captar recursos para projetos de conteúdo, como os blogs, é claro!!!!

Um dos exemplos que o Fábio nos deu foi como conseguiu os recursos para seu projeto De Carona com a Walentina, em que ele e um amigo viajaram para o sul do Brasil, durante 25 dias, a bordo de uma kombi, a Walentina. O produto final foi um vídeo contando como foram esses momentos.

II Encontro de Inverno de Blogueiros de Viagem - São João del Rei


Depois, todos nós (17 blogs - eles estão listados no final deste post) fomos almoçar no restaurante Albatroz, do Garden Hill Resort, que também foi parceiro do Encontro.

Restaurante Albatroz - São João del Rei


O cardápio não poderia ter sido outro: típica comida mineira - arroz, feijão tropeiro, frango com quiabo, costelinha de porco, linguiça, couve, torresmo, carne de porco, frango com ora pro nobis e angu.

Restaurante Albatroz - São João del Rei


Na parte da tarde, saímos para conhecer as atrações de São João del Rei e Tiradentes, esta a 12 quilômetros da cidade do ex-presidente Tancredo Neves. Saiba mais detalhes de cada passeio realizado nas duas cidades nos posts O que fazer em São João del Rei e O que fazer em Tiradentes.

II Encontro de Inverno de Blogueiros de Viagem - São João del Rei
Parte da turma indo para a Estação Ferroviária


Primeiro passeio
Nosso primeiro passeio foi de Maria Fumaça até Tiradentes. Na cidade, visitamos a capela de São Francisco de Paula, datada do século XVIII; o Chafariz de São José, de 1749; a Matriz de Santo Antônio, considerada a segunda igreja mais rica do Brasil, com 480 quilo de ouro. Lá não é permitido fotografar; Museu Padre Toledo, onde aconteceu a primeira reunião da Inconfidência Mineira; e Largo das Forras, no centro da cidade.

São João del Rei MG
Estação de trem em São João del Rei
Maria Fumaça Tiradentes MG
Passeio de Maria Fumaça
Maria Fumaça Tiradentes MG
Dentro do trem, galera blogueira contempla a paisagem n caminho até Tiradentes

Tiradentes MG

Tiradentes MG
Subindo a ladeira até a Matriz de Santo Antônio 

Tiradentes MG
Matriz de Santo Antônio - a segunda igreja mais rica do Brasil - são 480 quilos de ouro


O retorno à São João del Rei aconteceu já à tardinha. Depois de descansar um pouco na Pousada, à noite, fomos assistir ao belíssimo espetáculo "Lendas São Joanenses". Ele é apresentado - uma vez por mês - nas ruas da cidade e conta com encenação de lendas e informações históricas local. (Saiba mais no post Mistério e história com as Lendas São Joanense, em São João del Rei).

Quem acompanha o blog sabe que nós quase não participamos de atividades à noite, mas este evento é imperdível e muito bacana. O espetáculo começou na Praça da igreja do Rosário e terminou em frente à igreja do Pilar.

lendas Sãojoanenses São João del rei MG
Lendas São Joanenses

No domingo
No domingo, após um delicioso café da manhã na Pousada, fomos assistir à uma missa na Igreja de São Francisco de Assis, com canto Gregoriano.

São João del rei MG

São João del rei MG


Depois, enquanto mamis e Danubia foram andar pelas ruas do centro histórico de São João del Rei, eu e o restante do grupo fomos até a Serra do Lenheiro, onde andamos por cerca de 15 minutos (na verdade, nó subimos durante uns 15 minutos, rsrs) até um paredão de 90 metros de altura composto por algumas figuras rupestres, datadas, segundo informações do receptivo Rumos em Rotas, de cerca de seis a nove mil anos (eu já tinha visto algo parecido em Cocais, no Sítio Arqueológico da Pedra Pintada).

São João del rei MG

Serra do Lenheiro São João del rei MG

Serra do Lenheiro São João del rei MG


Por volta das 13 horas, retornamos ao centro de São João del Rei e seguimos todos para o Restaurante Dedo de Moça, que nos presenteou com um menu degustação maravilhoso. Lá, tivemos a oportunidade de provar vários pratos: entrada de canapé de banana da terra com geleia de pimenta; acarajé mineiro* (sem uso do dendê e composto por bolinho de feijão, acompanhado de recheios de linguiça, carne seca, vinagrete de capim limão e requeijão de raspa); fondue mineiro, com angu, couve, jiló, linguiça e torresmo; filé com queijo Catauá e arroz à grega; e, para fechar, sobremesa de morangos ao vinho (nós não provamos, pois já tínhamos ido embora).

*Segundo a Ana Cristina Pires, do Restaurante Dedo de Moça, esse prato ganhou o primeiro lugar, em 2013, do Festival Gastronômico Happy Hour da cidade.


Restaurante dedo de Moça São João del rei MG

Restaurante dedo de Moça São João del rei MG


Durante o almoço, ainda tivemos a oportunidade de degustar o queijo Catauá, que é  tipico da cidade e também uma delícia. Aliás, a produção deste queijo vem passando pelas mãos de uma mesma família - de geração em geração - há cerca de 200 anos.

O Catauá é um queijo artesanal da Mantiqueira, produzido a partir do leite cru. 

Queijo Catauá


Depois do almoço, alguns blogueiros ainda ficaram na cidade para conhecer outros pontos turísticos e nós, do D&D Mundo Afora, voltamos para casa com um gostinho de "quero mais"!!!!!

Foi um evento maravilhoso. Durante dois dias, nós aprendemos muito e compartilhamos muitas informações. Parabéns ao Antônio, do blog Retrip, que organizou tudo.

II Encontro de Inverno de Blogueiros de Viagem - São João del Rei
D&D Mundo Afora e Retrip - nós e o Antônio
Encontro de Inverno de Blogueiros de Viagem


_________________________________________________________________________________
Onde ficar em São João del Rei e Tiradentes? Hotéis em SÃO JOÃO DEL REI. Faça sua reserva aqui  No Booking, você sempre encontra os melhores hotéis com os melhores preços.


Parceiro
O D&D Mundo Afora passeou visitou São João del Rei e Tiradentes durante o II Encontro de Inverno de Blogueiros de Viagem. As empresas citadas no post - Imperial Estanhos, Rumos em Rotas, Garden Hill Resort, Pousada Buonabitacolo, Restaurante Dedo de Moça e Queijo Catauá - foram parceiras do evento, concedendo aos blogueiros brindes, passeios, almoços e hospedagens. Apesar disso, as informações, opiniões e avaliações aqui relatadas são inteiramente pessoais e refletem as reais experiências vivenciadas pelas integrantes do blog, sejam elas positivas ou negativas.

As vozes dos sinos de São João del Rei, em Minas Gerais


6 comentários:
  1. Show o encontro Antonio!! Ano que vem quero ir!! Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, foi ótimo. Aprendemos muito e aproveitamos para conhecer melhor Tiradentes e São João. Ano que vem, queremos mais!!!!!

      Excluir
  2. Esse encontro foi lindo, já quero mais! hehe Adorei conhecer vocês!!! =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi ótimo mesmo. Pena não ter dado tempo de assistir a sua palestra. Mas não faltarão outras oportunidades.

      Excluir
  3. O encontro foi um sucesso. Em uma próxima visita de vocês, fica o convite para visitarem a Imperial Estanhos. Será um prazer recebê-las.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ter certeza que iremos, sim. Foi uma pena não ter dado tempo do D&D Mundo Afora ter conhecido a Imperial...mesmo assim, amamos a lembrança que nos deu feita em estanho!!!! O copinho é lindo. Obrigada.

      Excluir

Topo da página

Receba nossas novidades em primeira mão

BAIXE GRÁTIS TAG's DE MALA PERSONALIZADAS