10 de julho de 2015
Textual description of firstImageUrl

Espírito Santo - Os Passos de Anchieta

Este post foi atualizado em 14 de agosto de 2017
Os Passos de Anchieta - Espírito Santo


Espírito Santo - Os Passos de Anchieta 

Por Daniela Almeida
Passeio de Lúcia Sanches
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES POR E-MAIL

Quando estivemos em Guarapari, em abril de 2015, conhecemos um roteiro muito interessante (Os Passos de Anchieta), que refaz os passos do santo José de Anchieta (ele foi canonizado pelo papa Francisco em 2014) entre as cidades de Vitória e Anchieta (antiga Vila de Rerigitiba), no Espírito Santo. 

Em vários lugares, encontramos placas como esta abaixo, destacando que o local fazia parte da rota habitual percorrida pelo padre no século XVIII, compreendendo 100 quilômetros.

Espírito Santo - Os Passos de Anchieta
Espírito Santo - Os Passos de Anchieta 


Também descobrimos que, uma vez por ano, essa rota é refeita por milhares de peregrinos, em uma caminhada coletiva, realizada durante o feriado de Corpus Christis. São quatro dias, caminhando de quatro a sete horas diárias, até chegar à Igreja Matriz, em Anchieta. Apesar de realizada, tradicionalmente, nesta data, é possível fazer a atividade em qualquer época do ano.

Espírito Santo - Os Passos de Anchieta
Espírito Santo - Os Passos de Anchieta 


Ao voltarmos desta viagem em abril, ficamos sabendo que uma amiga nossa, Lúcia Sanches, que mora em Vitória, já havia participado desta caminhada algumas vezes, inclusive neste ano de 2015. Ela, então, gentilmente, nos cedeu algumas fotos para mostrar para você, leitor, como foi participar deste evento tão bacana, que reúne fé, tradição, cultura, turismo e solidariedade.

Roteiro - Os Passos de Anchieta
Durante o percurso, os caminhantes - em 2015 foram cerca de quatro mil - conhecem um pouco da história e das belezas do litoral capixaba, pois percorrem várias cidades.

Espírito Santo - Os Passos de Anchieta
Espírito Santo - Os Passos de Anchieta 

Lúcia nos contou que, neste ano, caminhou ao lado da filha, Aline, e de duas amigas (Lúcia Cancian e Marinalva Ferrario). "Elas estavam com medo de não aguentar, mas conseguiram e já estão planejando voltar no próximo ano", disse.

Para Lúcia, "a caminhada é um ótimo momento de reflexão. Gosto de andar em silêncio, ver as paisagens e me sentir mais perto do Criador. A caminhada também é divertida, fazemos novas amizades e reencontramos pessoas que conhecemos nos anos anteriores. É muito legal."

Durante o trajeto, as comunidades e famílias montam mesas com frutas, sucos, lanches e água para que os peregrinos possam se abastecer. "Tem várias paradas. É uma comilança só. Leite queimado e um cafezinho cremoso. Esses são momentos inesquecível", relembra Lúcia.

A cada dia, a atividade começa bem cedinho, por voltar das 6:30, com a concentração dos peregrinos e um aquecimento. Depois, os andarilhos caminham durante quatro a sete horas. No dia seguinte, eles retomam a caminhada do local onde pararam no dia anterior até chegar ao destino final, em Anchieta.

Espírito Santo - Os Passos de Anchieta
Espírito Santo - Os Passos de Anchieta 


1º dia: entre Vitória e Barra do Jucu, em Vila Velha, são percorridos em média 25 km.
2º dia: entre Barra do Jucu até Setiba, em Guarapari, perfaz 28 km.
3º dia: entre Setiba e Meaípe, são percorridos 24 quilômetros ainda em Guarapari.
4º dia: entre Meaípe até Anchieta, na Igreja Matriz do município, finalmente os 23 km finais.


Lúcia conta que todos os dias uma van leva e traz os peregrinos entre os pontos de caminhada. "No primeiro dia, saímos de Vitoria a pé e chegamos à Barra do Jucu. No local, várias vans estão disponíveis para levar os andarilhos de volta para as suas casas ao final do percurso daquele dia. No dia seguinte, em horário e local marcados, outra van já está agendada para levar os participantes ao próximo ponto de partida. E assim acontece, sucessivamente, até chegarmos a Anchieta".

Quem não quiser voltar para casa todos os dias, pode ficar em pousadas e hotéis em cada cidade de parada. 

A amiga de Lúcia Sanches, Lúcia Cancian, disse que sempre acompanhava a caminhada pela televisão e achava lindo. "Sempre tive vontade, mas nunca tive coragem de ir, pois achava que não iria conseguir. Com o incetivo de Lúcia e as companhias da Marinalva e da Aline (que foi apenas no primeiro dia), me animei e fui. Foi uma das caminhadas que mais gostei. Passamos por lugares lindos, com muitas pedras e praias. Também achei bacana o apoio em geral, destacando os moradores que abriram as portas de suas casas, escolas, igrejas e as comunidades, que ofereciam cafés, bolos, banheiros e outros. Foi uma experiência incrível. A adrenalina de chegar e vencer os 100 quilômetros é grande. Se tiver tudo bem, ano que vem, eu vou voltar", contou Lúcia Cancian.

Espírito Santo - Os Passos de Anchieta
Espírito Santo - Os Passos de Anchieta 


Primeiro roteiro cristão das Américas
O passeio "Os Passos de Anchieta" é o primeiro roteiro cristão das Américas, realizado, pela primeira vez, em 1998. Além dele, só existem outros três no mundo: Caminhos de Santigo de Compostela (Espanha), Trilha da Terra Santa em Jerusalém (Israel) e Peregrinação em Roma (Itália).

Como participar da caminhada "Os Passos de Anchieta"
Para participar da caminhada, é preciso entrar no site da Associação Brasileira dos Amigos dos Passos de Anchieta (Abapa), preencher a ficha de inscrição e pagar uma taxa. A credencial de andarilho é entregue no primeiro dia de caminhada, na Catedral de Vitória, de onde o passeio é iniciado.

O calendário com as datas, todos os procedimentos para inscrição e outras informações também estão disponíveis no site.

Em 2018, a caminhada entrará em sua 21ª edição e acontecerá entre 31 de maio e 3 de junho. 



_________________________________________________________________________________
Buscando hotéis no Espírito Santo? Hotéis no ESPÍRITO SANTO. Faça sua reserva aqui. No Booking, você sempre encontra os melhores hotéis com os melhores preços.

Nenhum comentário:
Postar um comentário

Topo da página