13 de julho de 2015
Textual description of firstImageUrl

Novo passaporte brasileiro tem validade de 10 anos

Novo passaporte brasileiro tem validade de 10 anos
Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil - retirada do site G1

Novo passaporte brasileiro tem validade de 10 anos

Por Daniela Almeida


O novo passaporte eletrônico brasileiro começou a ser impresso no país desde o dia 6 de julho de 2015. A partir de agora, quem pedir o documento já vai recebê-lo com algumas modificações.

- Validade de 10 anos e novos itens de segurança
A principal delas é a validade do documento, que foi ampliada de cinco para dez anos. Novos itens de segurança também foram implantados, como o novo padrão de criptografia, que garante mais segurança aos dados gravados no chip

- Aumento no valor da taxa
O valor pago para a emissão do documento também sofreu alteração. De R$ 156,07 passou para R$ 257,25, mais de cem reais de aumento (65% de reajuste).

- Rapidez na verificação de autenticidade do passaporte
Além disso, o Brasil passou a fazer parte do Diretório de Chaves Públicas da Organização Internacional de Aviação Civil (ICAO). Com essa medida, a verificação da autenticidade do passaporte nos postos de migração do exterior será mais rápida e segura para os viajantes.

- Novo visual
Outra alteração foi no visual do novo documento, que agora é impresso com cinco estrelas, representando o Cruzeiro do Sul e os cinco países membros do Mercosul (Brasil, Paraguai, Argentina, Venezuela e Uruguai). O material também recebeu modificações para aumentar a durabilidade do documento.

Apesar das modificações, quem tem o passaporte antigo, ainda dentro da validade, pode utilizá-lo sem problemas. A troca pelo novo modelo só será feira na data de renovação do documento.

- Novos dados 
Desde o ano passado, o passaporte brasileiro já vinha recebendo algumas alterações. Entre elas, traz uma autorização automática, permitindo que crianças e adolescentes possam viajar sozinhos ou com apenas um dos pais.

Além disso, a filiação do passageiro também passou a fazer parte dos dados impressos no passaporte, dispensando a apresentação de outro documento na hora do embarque do menor.

Como tirar o passaporte

Os procedimentos para tirar o passaporte não são difíceis. Porém, eles são burocráticos e exigem atenção. Veja o que é necessário:

- conferir e separar a documentação necessária;
- preencher o formulário com seus dados pessoais (eles serão checados no posto de atendimento);
- agendar data e local para entrega dos documentos;
- gerar e pagar a guia;
- ir até o posto agendado para entrega dos documentos, coleta das digitais e para tirar fotografia (não precisa levar foto, pois eles tiram na hora);
- retirar o passaporte pronto na data marcada.

Nós fizemos um passo a passo completo, com todos os detalhes de como você pode tirar o seu passaporte. 

Leia mais:
- Como tirar passaporte
- Novo passaporte brasileiro já começa a ser emitido - validade é de 10 anos

Nenhum comentário:
Postar um comentário

Topo da página