6 de julho de 2015
Textual description of firstImageUrl

Post atualizado em 14 de agosto de 2017

Por Daniela Almeida

Quem chega a Lavras Novas tem a impressão de estar entrando em mais uma típica cidadezinha do interior de Minas Gerais, construída em meio às montanhas. Um lugar pequeno, com pouco mais de 1,5 mil habitantes e poucas casas, ainda com estilo colonial preservado.

Mas, embora tenha esse estilo pacato, Lavras se tornou destino obrigatório de milhares de turistas do Brasil e do mundo, que vão ao distrito em busca de sossego, natureza, cultura, mas também de aventura. O vilarejo é muito procurado pela suas características favoráveis ao ecoturismo e à prática de esportes radicais, como rapel, escalada, trekking e trilhas.

História
Lavras Novas é um distrito da histórica Ouro Preto. É um daqueles lugares que, a princípio, imaginamos não ter muita coisa para se fazer. "Ah, vou chegar lá e só vai ter mato para ver. É tão pequeno que em meio dia já estou de volta!!!". Doce engano!!!

Em primeiro lugar, o vilarejo de Lavras está localizado a 17 quilômetros de Ouro Preto (20 minutos da sede), no alto da Serra do Espinhaço, e a 117 quilômetros de Belo Horizonte. A comunidade foi fundada no século XVIII e toda essa história está estampada em cada lugar para onde você olhe.

Sua origem ainda é um mistério, pois alguns historiadores dizem que o lugar era um antigo quilombo. Outros, que era uma área de mineração muito vigiada. O nome (Lavras), inclusive, remete à atividade comercial de exploração de jazidas minerais.

Nosso passeio em Lavras Novas
A princípio ficamos receosos de ir para Lavras Novas, pois acreditávamos que não iria ter muita coisa para fazer. Mesmo assim, resolvemos passar um dia por lá, já que fica a apenas 85 quilômetros de Santa Bárbara, onde moramos.

O dia escolhido foi 2 de maio, um final de semana de feriado prolongado. Saímos de casa às 8 horas e às 10 horas já estávamos lá.

Antes mesmo de entrar em Lavras já nos surpreendemos com a paisagem montanhosa. É uma visão maravilhosa - de tirar o fôlego mesmo.

Lavras Novas (Minas Gerais) - sossego, natureza e aventura

Tudo no distrito é muito bacana e curioso, também. Uma destas curiosidades é o estilo das lixeiras, "vestidas" como vaquinhas. Elas estão espalhadas por todo o vilarejo. Muito charmosas!!!!

O número de pousadas e chalés também surpreende por ser um lugar tão pequeno: mais de 30.

Lavras Novas (Minas Gerais)

Nossa primeira parada foi em uma casa, onde, segundo a placa, estava acontecendo um Festival de Bolos. Não era beeeeem assim!!!!!  A dona apenas vendia pedaços de bolos ao valor de R$ 5 cada pedaço. No dia em que fomos, tinha de cenoura com chocolate, limão, brigadeiro e  Fanta. Ao comprar o bolo, você ainda podia beber - de graça - chá e café.

Lanchinho em Lavras Novas (Minas Gerais) - sossego, natureza e aventura

Quem vai à esta casa também tem a oportunidade de ganhar um brigadeiro. Isso porque, a dona coloca uma lata no jardim para que os visitantes possam jogar argolas - também de graça. Quem consegue acertar duas argolas, ganha o brigadeiro.

Nós fomos em quatro pessoas e somente eu acertei, porém, uma única argola. Já deu para perceber que não ganhamos nada. rsr. Quem acerta também fica "eternizado" em fotos disponíveis no local.

Lavras Novas (Minas Gerais) - sossego, natureza e aventura
Ganhadores do brigadeiro - até um troféu é emprestado para o "campeão" ser fotografado rs

De lá, seguimos para conhecer um pouco mais do povoado.

O que fazer em Lavras Novas

Então, agora vem o principal. O que fazer em Lavras Novas?

Contemplar a natureza é uma das opções. E para quem gosta, o lugar é um prato cheio, pois está lotado de paisagens belíssimas. Uma delas é a Pedra do Equilíbrio. Antes mesmo de entrar no distrito, é possível ver esta pedra enorme equilibrada em outra. E por ficar no alto de um penhasco, parece que ela vai cair. A vista no lugar também é maravilhosa e já é um primeiro ponto de parada obrigatório para quem está chegando.

Lavras Novas (Minas Gerais) - sossego, natureza e aventura

Para aqueles que querem sossego, Lavras tem uma pracinha muito charmosa, bem no centro. Quando fomos, por ser feriado, estava lotada. Centenas de mesas e cadeiras estavam espalhadas e repletas de turistas, saboreando as diversas opções da típica comida mineira. A música ao vivo dava um toque descontraído ao ambiente.

O vilarejo em si é muito charmoso, com suas casas coloridas, em estilo colonial, pousadas (dezenas delas, rs), lojinhas de artesanato, restaurantes e bares, muito verde, ar puro da montanha......e por aí vai!!! Uma caminhada sem pressa é uma boa pedida!

Ao centro, Igreja Nossa Senhora dos Prazeres, padroeira de Lavras Novas - construção do século XIX

Ah, tem um cachorro muito famoso por lá, o Bob. Ele segue os turistas para todos os lugares. Nós também tivemos a companhia dele e, depois, vimos o mesmo Bob junto de várias pessoas lá no alto da serra.

Apreciando a vista - ao fundo, Montanhas do Caparaó - Lavras Novas

Outra atração muito procurada é o passeio de quadriciclo ou de jipe. Nós vimos três empresas, oferecendo esta atividade, que custava entre R$ 120 a 600 (quadriciclo), dependendo da quantidade de horas (de 1 a 6 horas) e de R$ 65 à R$75 por pessoa (jipe). Em todos eles, o visitante conhece as principais atrações da região, como cachoeiras, parques e serras.

Passeio de quadriciclo em Lavras Novas (Minas Gerais) - sossego, natureza e aventura

Mas você não pode ir até Lavras Novas sem conhecer, pelo menos, uma das seis cachoeiras que enfeitam a região. Elas são a principal atração do lugar e fazem a festa de qualquer turista amante da natureza. São elas: Três Pingos, do Falcão, do Pocinho, dos Prazeres, do Castelinho e dos Namorados.

Nós fomos apenas à dos Três Pingos. Ela tem esse nome, pois tem três quedas d'água. Não é a mais bonita (pelo que vimos em panfletos de divulgação). É pequena! Mas vale a pena conhecer. Tem uma piscina rasinha, boa para crianças.

Cachoeira de Lavras Novas (Minas Gerais) - sossego, natureza e aventura

Mas, para chegar até ela, foi uma verdadeira aventura. Não contratamos nenhum empresa para fazer passeios. Então, perguntamos à algumas pessoas qual era a cachoeira mais próxima e se era possível chegar lá de carro. Nos indicaram a dos Três Pingos. Só que o lugar não é de fácil acesso para "carros comuns". É adequado para veículos 4x4, como os jipes e quadriciclos. Nós quase quebramos a roda do carro para descer e, depois de ver que seria quase impossível, tentando voltar para a estrada.

Após alguns minutos de aventura, deixamos o carro e seguimos a pé. Mas, não achei fácil chegar lá (nós também não somos experts em trilhas e afins, né!). Até vimos algumas crianças, mas é perigoso, pois a trilha é íngreme e escorregadia.

video

Nós tentamos ir também à uma outra cachoeira, que não me lembro o nome, indicada por uma vendedora de artesanato. Fica ao final da rua onde tem a Casa da Bruxa. Mas nós chegamos neste "final" e só tinha um escadão. Uma senhora estava subindo e disse que só tinha uma bica lá embaixo. Eu e minha irmã até descemos, mas não vimos nada. Então, voltamos. Mais tarde, ficamos sabendo que atrás desta bica continuava uma trilha bem escondidinha até chegar à tal cachoeira.

Além das cachoeiras, Lavras Novas ainda conta com duas serras: do Trovão (a principal) e da Chapada. E três mirantes: da Pedra, da Fonte e da Entrada da Cidade. Quatro trilhas completam o passeio dos amantes de aventura: trilhas do Jacaré, do Trovão, da Chapada e do Moinho.

mapa Lavras Novas (Minas Gerais)
Mapa distribuído aos turistas em Lavras Novas

Lá também tem um lugar chamado Casa das Bruxas. Não sei o que tem dentro dela, pois estava fechada, mas deve ser bem interessante (pelo menos tivemos essa sensação ao olhar pelo lado de fora). Dizem que só abre à noite...

Casa das Bruxas - Lavras Novas (Minas Gerais)

Outra peculiaridade de Lavras Novas são estas casinhas tortas. Em uma delas, funciona uma lojinha de doces caseiros.

Casas tortas - Lavras Novas (Minas Gerais)

Tem um restaurante (dentre tantos disponíveis) que é bem diferente, pois é decorado todo em estilo medieval, inclusive com garços vestidos a caráter. Mas nós não almoçamos nele. Apenas entramos para fotografar.

Onde comer em Lavras Novas (Minas Gerais)

Nós almoçamos no Restaurante Pimenta Rosa. O lugar tem uma das vistas mais bonitas das montanhas de Caparaó e do Pico do Itacolomi. O restaurante funciona no mesmo lugar que a pousada Vila Mineira.

Restaurante Pimenta Rosa - Lavras Novas Minas Gerais
Onde comer em Lavras Novas (Minas Gerais) - Restaurante Pimenta Rosa

Atenção
Quem vai a Lavras deve ficar atento, pois lá não estão disponíveis alguns serviços básicos: posto de combustível, banco ou caixa eletrônico, hospital e nem serviço de táxi. Então, é bom se preparar antes de ir para não "passar aperto".

Nós viemos embora por volta das 16 horas e foi um passeio bem proveitoso. Deu até vontade de voltar para explorar outros cantinhos do vilarejo e fazer o passeio de jipe.

Contrariando todos os preconceitos iniciais, Lavras Novas tem muitas coisas para se fazer e meio dia não é suficiente para aproveitar tudo que o lugar oferece. Um final de semana seria ideal para aproveitar intensamente tantas maravilhas deste lugar!

_________________________________________________________________________________
Buscando hotéis em Lavras Novas, em Minas Gerais? Hotéis em LAVRAS NOVAS. Faça sua reserva aqui. No Booking, você sempre encontra os melhores hotéis com os melhores preços.