22 de junho de 2015
Textual description of firstImageUrl

Convento da Penha - Vila Velha (ES)

Post atualizado em 14 de agosto de 2017
Convento da Penha - Vila Velha (ES)


Vila Velha (ES) - Convento da Penha

Por Daniela Almeida
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES POR E-MAIL


Uma das primeiras paradas, durante nossa visita a Vila Velha, no Espírito Santo, foi no Convento da Penha. Localizado no alto de um penhasco de 154 metros de altura, o Convento é um importante monumento histórico e turístico da cidade, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN).

História do Convento da Penha

A história do Convento da Penha teve início bem antes dele ser construído, quando o Frei Francisco Pedro Palácio chegou à Vila Velha. Nesta época, ele se abrigou em uma gruta (batizada, posteriormente, de Gruta do Frei Pedro Palácio), trazendo consigo um painel de Nossa Senhora com o Menino Jesus no colo.

Dizem que esse painel sumiu por três vezes e, em todas elas, foi reencontrado no alto do penhasco, onde hoje está o convento, entre duas palmeiras (entre o Morro do Moreno e a Enseada da Praia). Por conta deste fato, em 1560, o Frei iniciou a construção de uma capela no lugar - Ermida das Palmeiras.

Algum tempo depois, em 1651, o filho de Vasco Palácio (português que deu início a Vila Velha e ao Espírito Santo, ao tomar posse das terras doadas a ele pela coroa portuguesa), iniciou uma série de modificações na capela, resultando no atual Convento da Penha, onde é celebrada, anualmente, a festa da Penha, reunindo milhares de fiéis, e para onde seguem procissões vindas de diversos locais da cidade.

Lá também são celebradas missas diárias e você pode se informar melhor no site do Convento da Penha. 

Convento da Penha - Vila Velha (ES)
Vila Velha (ES) - Convento da Penha


O Convento está localizado em uma área de 632.226 metros quadrados e ainda conta com uma lojinha de souvenirs, a gruta do Frei Pedro Palácio, sala dos milagres e a Capela de São Francisco.


Convento da Penha - Vila Velha (ES)
Sala dos milagres. Não podia fotografar, mas, quando descobri este detalhe, já tinha tirado esta foto. A santa (ao fundo) foi esculpida em 1958 - Convento da Penha
Convento da Penha - Vila Velha (ES)
Local onde está enterrado Frei Pedro Palácio - Vila Velha (ES) - Convento da Penha


Convento da Penha - Vila Velha (ES)
Capela de São Francisco - Vila Velha (ES) - Convento da Penha

Interior do Convento da Penha

O interior do Convento é riquíssimo. O altar-mor, em estilo rococó, foi construído em 1800 e é composto por cerca de 200 peças feitas de 19 tipos de mármore.

É lá que também se encontra a tela mais antiga da América Latina com a imagem de Nossa Senhora das Alegrias e a imagem de Nossa Senhora da Penha.

Convento da Penha - Vila Velha (ES)
Vila Velha (ES) - Convento da Penha

Como subir - Convento da Penha

É possível chegar até o convento de carro ou de van (pagando uma taxa por pessoa pela passagem). Também dá para ir a pé, pela ladeira da penitência, mas é cansativo.

Convento da Penha - Vila Velha (ES)
Vila Velha (ES) - Convento da Penha

Convento da Penha - Vila Velha (ES)
Vila Velha (ES) - Convento da Penha


Assim que chegamos à entrada, ainda é preciso subir quase 400 degraus até o convento. Lá do alto, é possível ter uma das visões mais bonitas de Vila Velha e de Vitória, com seus principais pontos turísticos como a Prainha, onde, realmente, o Espírito Santo nasceu, quando os portugueses chegaram à cidade; a terceira ponte; a Praia da Costa; e o Morro do Moreno.

Vila Velha (ES) - Convento da Penha
Vila Velha (ES) - Convento da Penha

Convento da Penha - Vila Velha (ES)
Vila Velha (ES) - Convento da Penha


Convento da Penha

Funciona: diariamente - das 7:30 às 17 horas
Endereço: Rua Vasco Coutinho, s/n - Vila Velha - Espírito Santo
Telefone: +55 27-3329-0420
Valor: Gratuito
Site: http://conventodapenha.org.br




parceiro
O D&D Mundo Afora conheceu o Convento da Penha através da parceria com a Deni Táxi, que não nos cobrou o transfer até o local. Apesar disso, as informações, opiniões e avaliações aqui relatadas são inteiramente pessoais e refletem as reais experiências vivenciadas pelas integrantes do blog, sejam elas positivas ou negativas.

Para quem quiser contratar a Deni Táxi:
Deni Táxi - Espírito Santo












2 comentários:
  1. Estive em Vitória-ES em setembro de 2014 e fiquei totalmente encantada! Vários lugares que adorei conhecer como: A Igreja de Nossa Senhora do Carmo, que possui uma escadaria e um altar, após a subida, a contemplação de uma vista maravilhosa, de Vila Velha e Vitoria. Parque da pedra da cebola é uma excelente opção de passeio para relaxar junto a natureza. Praia de Camburi ótima para uma boa caminhada, oferece uma linda vista da cidade de Vitória.
    Também vale a pena conhecer Guarapari, que tem praias para todos os gostos, fiz um tour pelas praias acompanhada por Deni Táxi, um ótimo profissional que fornece atendimento em passeios turísticos por todas as rotas capixabas, com segurança, pontualidade e conforto. Fizemos um levantamento muito legal e deu para conhecer várias praias que o município oferece com tanta beleza, como: a praia das Castanheiras, praia dos Namorados, praia do Morro, praia da Areia Preta, e tive a oportunidade de banhar em duas praias, a de Peracanga é um lugar simplesmente maravilhoso, ao lado da praia da Bacutia, ambas ficam na Enseada Azul, é dotada de águas azuis e calmas, com pequenas ondas, e não deixando de comentar da Igreja de Santana que fica na Praia de Meaípe, nossa sem palavras! Possui uma visão encantadora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Fernanda, que bacana!!!!! A Deni Táxi é, realmente, uma ótima empresa. E o Espírito Santo é belíssimo. Gostamos muito, embora tenhamos tido pouco tempo para explorar tantas coisas bacanas!!!! Queremos voltar com mais tempo...... abraçossss

      Excluir

Topo da página