5 de agosto de 2014
Textual description of firstImageUrl

O que fazer em Cusco (Peru)

Post atualizado em 17 de junho de 2016Peru - Cuzco, Machu PIcchu


O que fazer em Cusco (Peru) - roteiro de 5 dias

Por Daniela Almeida
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES POR E-MAIL


Ontem, dia 4 de agosto de 2014, completaram-se dois anos que fiz, ao lado de minha irmã Danubia e de outros três amigos (Bruno, Denise e Analice), a minha primeira viagem internacional.

A escolha do destino foi por acaso. Olhando em um site de compras coletivas, visualizei o destino Cuzco/Machu Picchu, no Peru. Quando mostrei para minha irmã, ela disse: nós vamos!!! Depois disso, comentei com meu amigo Bruno, que se interessou e, ainda, convidou sua sócia (Denise) e a irmã dela (Analice). 

Então, nós cinco iríamos para nossa primeira viagem internacional. Aliás, seria também a minha primeira viagem de avião!!!!!

Plaza de Armas - Cuzco - Peru
Plaza de Armas - Cuzco


Fizemos inúmeras pesquisas sobre os preços, datas, passeios, etc. Optamos por fechar o pacote com a Machu Picchu Brasil, uma agência localizada em São Paulo, especializada em viagens ao Peru (eles não nos patrocinaram). 

Pacote de 5 dias e 4 noites

Na época, o pacote ficou em R$1070 por pessoa e incluiu translado, três noites em Cusco, uma noite em Águas Calientes, city tour e sítios arqueológicos, tour Vale Sagrado com almoço, trem para Águas Calientes (Expedition) e volta para Cusco (Vistadome), ônibus para Machu Picchu, seguro viagem e guia.

Tudo certo! Pacote fechado e passagens pagas ainda em abril. Mas, uma tragédia quase colocou fim à esta viagem. Meu pai faleceu em 30 de junho e eu e minha irmã já tínhamos desistido da viagem. Se não fossem os nossos amigos, tínhamos cancelado tudo.



A viagem
Saímos de Belo Horizonte no sábado, dia 4 de agosto, rumo à São Paulo. Essa foi minha primeira viagem de avião (como já disse mais acima) e eu amei!!!!! Ficamos em São Paulo (no aeroporto) o dia todo e, à noite, pegamos um avião rumo ao Chile, nossa primeira parada. Ficamos no aeroporto de Santiago por cerca de 2 horas e aproveitamos para comprar uma lembrancinha local. Como sempre, esta lembrança foi uma caneca lindíssima para fazer parte da nossa coleção.

Foi até divertido e, ao final, nós fomos conhecer a cabine do avião!!!!

Primeira vez no avião - Peru
Primeira vez no avião!!!



De Santiago, partimos para Lima (Aeropuerto International Jorge Chávez). No avião, saboreamos uma legítima Coca Cola peruana: a Inca Kola. É amarela, parece detergente e tem gosto de tuti-fruti. Não é ruim, mas prefiro a nossa boa velha Coca Cola.

Aeroporto do Chile
Aeroporto do Chile

Inca Kola, o refrigerante peruano
Inca Kola, o refrigerante peruano

Pegamos o avião rumo à Cusco às 6 horas da manhã do domingo, 5 de agosto. A viagem durou 1 hora até o aeroporto internacional Velasco Astete, em Cusco. O guia Giancarlo Chavez, da Machu Picchu Brasil, já estava nos esperando.  

Aeroporto de Cuzco - Peru

Cuzco - Peru


Do aeroporto, seguimos para o Hotel Dom Bosco. O Hotel é muito bonito e tem uma atendimento nota 1000 (depois vamos fazer um review completo sobre ele). Lá, fomos recepcionados com o tradicional chá de coca, sugerido para amenizar os efeitos da altitude (mal de soroche), já que Cuzco está a 3,4 mil metros acima do nível do ar. 

HOtel Dom Bosco - Cuzco - Peru


_________________________________________________________________________________
Buscando hotéis em Cusco, no Peru? Hotéis em CUSCO. Faça sua reserva aqui. No Booking, você sempre encontra os melhores hotéis com os melhores preços.


Mal da altitude 
Os sintomas do mal da altitude são tontura, dor de cabeça, enjoo e falta de ar. Os batimentos cardíacos também ficam acelerados e quanto maior a altitude, mais intensos são os sintomas. Por isso, é recomendado mascar a folha de coca, beber o chá da erva ou chupar a bala feita com ela. Também é aconselhável descansar até que o corpo possa se acostumar com a  altitude. Nenhum de nós sentimos qualquer efeito da altitude. E, para falar a verdade: embora necessário, o chá de coca é bem ruim (kkk).

Acomodados no hotel, fomos descansar e depois iniciamos nossa aventura nas terras peruanas

HOtel Dom Bosco - Cuzco - Peru
Chá de coca para amenizar os efeitos da altitude

História de Cusco
Cuzco está localizada no sudeste do Vale de Huatanay ou vale Sagrado dos Incas, nos Andes. Ela está situada a 3400 metros acima do nível do mar e seu nome significa umbigo, no idioma quíchua.

A cidade era o mais importante centro administrativo e cultural do Império Inca. Foi capital e sede do reino da época. Em 1438, o governante Pachacuti chegou ao poder e transformou Cuzco em um centro espiritual e político. Ainda é atribuído a ele o projeto arquitetônico do município, que foi construído no formato de um Puma, com a praça central Haucaypata na posição que ocuparia o peito do animal. A cabeça fica na colina (onde está Sacsayhuaman).

A cidade passou por terríveis terremotos. Em um deles, em 1950, mais de 1/3 dos edifícios locais foi destruído.

Em 1983, a cidade foi declarada Patrimônio Mundial pela Unesco.

Cuzco - Peru

1º dia em Cusco
Nossa primeira providência em Cuzco foi trocar nossos dólares por soles, a moeda local. Logo em seguida, fomos até o Centro Turístico para comprar um Boleto que dá direito à entrada nos principais monumentos da cidade. Em 2012, ele era vendido à US$ 46. Como disse, o boleto turístico dá direito a conhecer vários lugares, mas como contratamos o pacote com a agência, tínhamos que seguir o roteiro estabelecido por eles.

Cuzco - Peru


Nós almoçamos em um restaurante muito bom, mas não me lembro o nome. É no centro. Além de provar um delicioso prato com arroz, papas fritas (batatas fritas) e tirinhas de carne (o tradicional prato peruano Lomo Saltado - veja como se prepara o Lomo neste post), ouvimos a apresentação de um grupo local, tocando a legítima música peruana.

Cuzco - Peru
Restaurante em Cusco, Peru

Lomo Saltado
Lomo Saltado

video

Ainda neste primeiro dia, fomos conhecer um pouco da cidade e o Centro Artesanal de Cusco. Lá é um ótimo lugar para fazer compras de lembrancinhas, artesanatos e roupas típicas. Nós compramos umas blusas de frio tão quentinhas que nos arrependemos de não ter comprado mais!!!

Pelas ruas de Cuzco...

Cuzco - Peru


Também conhecemos a Praça de Armas, o centro de Cusco. É onde tudo acontece, como eventos e festas. É onde estão os melhores restaurantes, boates, Mc Donald's, igrejas, casas de câmbio e outros. No dia em que estávamos por lá, no começo da noite, estava acontecendo um desfile com banda de música e muitas pessoas correndo atrás.

Cuzco - Peru

Cuzco - Peru

Cuzco - Peru
Chafariz com estátua de Pachacuti 
Cuzco - Peru
Centro de Cuzco - vista lá do hotel


video


À noite, fomos comer pizza em uma pizzaria próxima à catedral de Cusco. O lugar é muito bacana. O teto é todo forrado com garrafas.

Pizzaria em Cuzco - Peru


Antes de irmos dormir, o guia da agência nos passou todas as orientações de como seria o nosso próximo dia no Peru.

Temperatura
Nossa viagem foi realizada no mês de agosto. Nesta época, durante o dia faz calor. À noite, o frio é intenso. Tanto é que queimei toda minha boca com o frio de três graus kkkk. 


Cuzco - Peru
Todos nós de touquinhas compradas no primeiro dia em Cuzco

2ª dia em Cusco
Neste segundo dia em Cuzco, ainda pela manhã e por conta própria, conhecemos, além das típicas ruas da cidade, dois locais muito bacanas:

Pedra dos 12 ângulos
Depois do café, fomos conhecer a famosa Pedra dos 12 Ângulos, situada na Calle Hatunrumiyoc (junto ao Palácio Arzobispal), um dos vários pontos turísticos de Cuzco. 

Um fato curioso e engraçado aconteceu com a gente neste lugar. Aliás, é um alerta para os turistas ficarem de olho.  Assim que nos aproximamos, paramos para ouvir uma pessoa, explicando sobre a história desta pedra. Tiramos fotos e recomeçamos a andar. Assim que saímos, o rapaz foi atrás da gente para nos vender postais. Como ele disse: são 20 soles pelo postal e pela explicação. É uma prática muito comum por lá. Por isso, é bom ficar esperto, já que o assédio é muito grande e até constrangedor! 

Como eu tinha saído na frente, entrei em uma loja e fiquei olhando as peças até que todo meu grupo também entrou na mesma loja. O rapaz foi em direção a outras pessoas e nós, mais do que depressa, entramos em um corredor de pedras e fomos embora sem comprar os postais.  

A Pedra dos 12 ângulos é um dos mistérios do império Inca. Até hoje não se sabe como é que os incas conseguiam fazer cortes tão perfeitos em blocos enormes, encaixando-os sem usar nenhum tipo de argamassa ou produto para "prender" cada um deles. No caso da Pedra dos 12 ângulos, elas se encaixam perfeitamente.



Pedra dos 12 ângulos - Cuzco - Peru

Mercado Central de Cusco
Ainda neste dia, fomos ao Mercado Central San Pedro. É um lugar bem pitoresco. Dezenas de peruanos sentados em bancadas, tomando sopas de galinha. O local tem cheiro forte de frutas e de outras iguarias peruanas. 

O local é bem sujo e não aconselhamos comer ali. Este foi, inclusive, foi o conselho do guia!!! Minha irmã e Bruno pararam para olhar um caldeirão de suco. As vendedoras enchiam o saquinho com o líquido e amarravam um canudinho. Quando a moça levantou a colher do caldeirão, que ela estava mexendo, veio um monte de fios parecendo cabelos. Um nojo!!! kkkk.

E as rãs? E os queijos amarelos? Cabeças de porco inteiras nas prateleiras .... Isso sem contar, farinhas, folhas e balas de coca, roupas, flores, verduras, frangos brancos, despenados e pendurados nas barracas. Juro, parecia que o pessoal estava tomando sopa com frangos inteiros dentro da tigela e, aparentemente, crus.

O mais engraçado é que em todo lugar que você vá, os vendedores te assediam para comprar alguma coisa. Uma delas foi a vendedora de toucas peruanas. Comprei três!!!!A moça nos seguiu por vários metros pela rua até que pudéssemos comprar a touca. No total, ela nos vendeu cinco, logo no primeiro dia!

Mercado de San Pedro - Cuzco - Peru
Mercado de Cusco

Se você gosta de comprar e sabe pechinchar, vai conseguir ótimos descontos por lá. O que mais ouvimos era: "Ola Senhorita, quanto pagas?". Primeiro eles te dão o preço. Se você diz que não quer, eles te perguntam quanto você quer pagar. Ai os dois começam a negociação (rsrs). Eu consegui ótimos descontos em vários lugares.

Depois do Mercado San Pedro, fomos ao almoçar e, como demoramos, chegamos atrasados para encontrar com o grupo que iria fazer a visita guiada. Tivemos que ir a pé do hotel até o Templo do Sol. Ainda bem que era perto!!!!

Cuzco - Peru


Entre os lugares que conhecemos neste city tour de três dias estão:
1º dia - Templo do Sol, Catedral de Cuzco e ruínas de Q'enqo, Tambomachay e Saqsayhuaman;
2º dia - Vale Sagrado: Pisac e Ollantaytambo;
3º dia - Machu Picchu.

Os detalhes de cada um destes passeios, você encontra em outros três posts (um para cada dia).

No retorno de Machu Piccho, já na quinta-feira, eu Danubia fomos cedo assistir à uma missa na catedral de Cusco. Foi muito emocionante. Enquanto isso, nossos três amigos foram comprar mais algumas lembrancinhas no Centro Artesanal de Cusco.

Catedral de Cuzco Peru


Todos os detalhes desta viagem ao Peru, você confere nos posts abaixo:


_________________________________________________________________________________
Aproveite para adquirir seus Novos Soles ou Dólares na COTAÇÃO
Leitores do D&D Mundo Afora têm DESCONTO EXCLUSIVO de 1,5% na troca da moeda.
Na COTAÇÃO você compra a moeda on line e recebe o dinheiro em casa ou em uma das lojas espalhadas pelo país.

Cotação-Câmbio


_________________________________________________________________________________
Vai viajar? Não importa se você vai ficar no Brasil ou vai para o exterior. O SEGURO VIAGEM  é um item importante e até indispensável, durante a viagem. 
Faça sua cotação e escolha a seguradora que melhor se adéqua ao seu perfil!
Ah, na Seguros Promo, você ganha 5% de desconto na contratação do seguro: basta adicionar o código DEDMUNDOAFORA5. 

728x90

Seguro viagem geral 728x90
Nenhum comentário:
Postar um comentário

Topo da página

Receba nossas novidades em primeira mão

BAIXE GRÁTIS TAG's DE MALA PERSONALIZADAS